ago
26
Postado em 26-08-2014
Arquivado em (Artigos) por vitor em 26-08-2014 11:14

================================================================

Deu no Terra Magazine

Dilma e Aécio não querem piscar primeiro… Marina avança

POR BOB FERNANDES

Há uma semana, conhecida a pesquisa Datafolha dizíamos que Marina Silva (PSB) iria subir ainda mais. E ela vai subir muito, como veremos nas pesquisas desta terça-feira,26, e da quarta 27.
Marina sinalizava também a estratégia de conversar diretamente com o eleitor, digamos “comum”. Está cada vez mais claro que ela assim faz e fará.

Já a conversa pública com eleitores poderosos, por hora quem faz são outros, em seu nome.

Assim ela se preserva, resguarda a aura do “novo” para a conversa com o eleitor “comum”.

Neca Setubal, uma das herdeiras do banco Itau e coordenadora do programa de governo da candidata, diz que Marina daria autonomia formal ao Banco Central. Isso é música para os ouvidos do “mercado” financeiro.

Marina tem históricas diferenças com o agronegócio? O vice, Beto Albuquerque, é escalado para procurar Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura influente nesse setor.

É obscura a história do empréstimo ou compra do jatinho que caiu e matou Eduardo Campos e seis companheiros? Quem responde por isso é o “Beto”, o vice, é o PSB, nunca Marina.

Como e com quem uma coligação que hoje tem apenas 30 deputados e 4 senadores vai governar, mesmo aumentado a bancada? Marina vai propor desde já a indispensável reforma política?

Por ora, em nome dela, Eduardo Giannetti diz que Marina quer Lula e Fernando Henrique como “aliados no governo”.

Uma coisa seria fazer uma espécie de pacto, ao menos em torno de alguns itens, de preferência depois de uma profunda reforma. Outra é um entendimento para logo mais via cúpulas.

Óbvio que isso não acontece assim, e todos sabem. O gesto é, mais uma vez e antes de tudo, sinalização direta para o eleitorado.

Com isso Marina reafirma seu discurso de superação da dicotomia PT x PSDB.

Todas as candidaturas carregam interesses contraditórios, armadilhas e bombas de efeito retardado. Mas nessa relargarda Marina vem tendo uma vantagem.

Dilma e Aécio não querem piscar antes. Ninguém quer se ser o primeiro a apontar e enfrentar as contradições de Marina e do PSB.

Enquanto isso, Marina agradece…e avança.


===========================================================

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos