======================================================


DEU NO BLOG POR ESCRITO, EDITADO PELO JORNALISTA LUÍS AUGUSTO GOMES

Choremos por um Brasil curvado ao poder

Citemos o governador baiano, desta vez, não por específica crítica pessoal, como tantas que lhe temos dirigido, mas apenas porque é o exemplo disponível. A prática é genérica, todo mundo faz e todo mundo aceita como normal.

Mas é constrangedor constatar, na efervescência de uma campanha eleitoral, o mais alto magistrado do Estado caminhando numa cidadezinha à frente de uma pequena multidão para “entregar” uma viatura policial, uma ambulância e uma máquina agrícola.

O constrangimento, aliás, está exposto também na cara do governador, na foto publicada na imprensa, havendo dúvida se apenas pelo fato em si ou por uma preocupação que eventualmente esteja tendo com o desenrolar da campanha.

E, de fato, é inimaginável à alma republicana assimilar uma evidente proposta de troca da dignidade da cidadania compreendida no voto por uma migalha que em breve será sucata, sem prejuízo do uso indevido que poderá ter em sua breve vida útil.

Sabe-se disso há muito tempo, o que prova que a informação – preciosidade que nos tempos atuais estaria democratizada pela amplitude e imediatismo dos meios de comunicação e exponencializada com o advento da internet – pouco transformará se não encontrar terreno intelectualmente fértil na massa.

É difícil crer que as gerações atuais ainda venham ter a oportunidade de ver neste gigantesco país o bem público ser meta sagrada para seus governantes, a população não precisar curvar-se na busca de direitos elementares da vida, pagos com seu dinheiro, fruto de trabalho, sacrifício e exploração.

Mais provável é que aquelas pessoas retratadas no séquito governamental em Bom Jesus da Serra estejam agradecendo a Deus porque, pelo menos nos próximos meses, terão uma ambulância para largar seus doentes na porta dos hospitais da capital ou a viatura para a tosca ronda que dará a todos a sensação de um pouco de segurança.

O que mais virá, meu Deus?

Leia mais informações políticas e opinião no blog Por Escrito.
http://www.porescrito.com.br

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos