Thiago de Mello:poeta e cidadão do mundo
para a cadeira de Ariano Suassuna na ABL

==================================================================


DA REDAÇÃO

Aos 88 anos, o poeta amazonense Thiago de Mello aceitou, pela primeira vez, concorrer a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Nesta quinta (31), o autor do célebre poema “Os Estatutos do Homem” (1964), traduzido para mais de 30 idiomas, encaminhou sua inscrição ao presidente da Casa. Concorrerá à cadeira 32, que foi ocupada por seu amigo Ariano Suassuna.

Com sete décadas de vida literária, considerado como um dos maiores poetas vivos em língua portuguesa, Thiago de Mello é autor de “Silêncio e Palavra”, “Narciso cego”, “Faz escuro, mas eu canto”, “A Canção do Amor Armado”, “Horóscopo para os que estão vivos”, “Mormaço na Floresta” e “De uma vez por todas”, entre outras obras. Sua trajetória poética foi saudada por nomes como Álvaro Lins, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Ênio Silveira, Otto Maria Carpeaux, Gilberto Freyre, José Lins do Rêgo, Sérgio Milliet, Alceu de Amoroso Lima e Carlos Heitor Cony. De presença forte na América Latina, manteve amizade com Pablo Neruda, seu tradutor, Salvador Allende, Gabriel García Márquez, Mario Benedetti, Jorge Luis Borges, Nicolas Guillén, Jorge Edwards e muitos outros ícones da literatura.

Em sua carreira diplomática na Bolívia e no Chile, contribuiu para a integração cultural das Américas, a começar pela tradução de grandes poetas do “Canto Castelhano”, como nomeou sua antologia. Depois do golpe militar de 1964, Thiago abrigou exilados brasileiros no Chile e decidiu renunciar à vida diplomática, partindo para a resistência aos militares. Os versos de “Os Estatutos do Homem” permanecem na memória dos brasileiros que lutaram pela democracia. Por exemplo, esta passagem:
“Fica decretado que o homem
não precisará nunca mais
duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem
como a palmeira confia no vento,
como o vento confia no ar,
como o ar confia no campo azul do céu.”

Forte candidato à sucessão de Ariano Suassuna, Thiago de Mello deve concorrer com o jornalista Zuenir Ventura.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos