==================================================================

DEU NO JORNAL A TARDE

Biaggio Talento

Com a capacidade de sintetizar horas de discursos e blá-blá-blá numa embalagem agradável de se ouvir, os jingles dos principais concorrentes ao governo baiano já estão sendo veiculados em eventos políticos, carros de som e internet. As musiquinhas tem tudo para pegar. Enquanto o forró de Paulo Souto (DEM) usa um tom de ataque, o arrocha de Rui Costa (PT) enfatiza a origem humilde do candidato e o xote de Lídice da Mata (PSB) exalta o caráter de “terceira via” da candidatura da socialista.

Composto por Ana Luisa Almeida, diretora de criação da campanha de Souto, e pelo músico Marquinhos Carvalho o jingle começa provocando o governo do PT: “Pensei que fosse mar e foi miragem/ Pensei que fosse estrela e foi só mais um balão/ Pensei que nunca mais fosse sofrer/ mas a desilusão foi tanta e fez doer”. Em seguida surge o “salvador”: “Mas tudo bem, não vou chorar, eu vou botar alguém melhor no seu lugar / Eu quero ver minha Bahia renascer, com gente séria competente que trabalhe pra valer”.

O jornalista Pascoal Gomes, marqueteiro da campanha de Souto explicou que a candidatura do DEM é de oposição “e o nosso jingle mostra de maneira inequívoca o sentimento do povo baiano, revelado inclusive nas pesquisas de opinião”, disse.

Pondera, por outro lado que somente o começo “trata da desilusão”. “A maior parte do jingle exalta o nosso candidato Paulo Souto e as mudanças que podem vir mas já acontecem em Salvador, com ACM Neto”. O principal cabo eleitoral de Souto, o prefeito de Salvador é aludido no seguinte trecho: “nasceu um novo dia lá na capital e agora vai nascer também pra mim”.
19/07/2014
Ouça o jingle da campanha do candidato Paulo Souto

Novo caminho

Composto pelos jornalistas José de Jesus Barreto e Césio Oliveira e pelo músico Zelito Viana, o jingle de Lídice coloca precisamente a posição da candidata: “Novo caminho para mudar a Bahia/ nem passado nem mesmice diz o povo com alegria”. Ou seja, a candidatura rejeita o “passado” do ex-governador Souto e a “mesmice” da atual gestão petista. Barreto explicou que a ideia foi colocar na letra também a imagem de guerreira e de pessoa corajosa que caracterizaram a trajetória da socialista. “O povo quer fazer a transformação/ O povo quer, o povo pode, o povo manda meu irmão/ Nossa primeira mulher governadora, Lídice é trabalhadora , corajosa e decidida / O lê de Lídice é o lê da lealdade, das mãos limpas, liberdades, das lutas de uma vida”. Conforme Barreto, o jingle usou a técnica do “bloquinho” que permite usar pequenos trechos da música como trilha de imagens da candidata.
22/07/2014
Jingle de Lídice da Mata (PSB)

Origem humilde

O jingle de Rui Costa também usa o “messianismo” como recurso, pois o candidato é apresentado como o pai que cuidará de sua gente. “Eu já sabia/ a esperança no meu peito me dizia que um homem bom viria da periferia / Pra cuidar do nosso povo/ Cuidar mais da nossa Bahia / Eu vou com Rui, esse cara é humildade, é diferente É coragem correria, segue em frente / Com Rui governador e Dilma presidente”. O publicitário Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha de Rui e autor da letra disse que a ideia foi justamente mostrar a origem humilde do candidato numa embalagem de arrocha. “Ficou uma música muito agradável, uma embalagem ótima pra passar nossa mensagem”, disse.
22/07/2014
Jingle de Rui Costa (PT)

O candidato petista é o único que usa a imagem da candidata a presidente da República, Dilma Rousseff, passando a ideia de “projeto político” de um mesmo grupo que já governa a Bahia e o país. “Creio que os concorrentes não citaram os seus candidatos nacionais porque eles não agregam”, disse.

Confira as letras dos jingles

Paulo Souto

Pensei que fosse mar e foi miragem/ Pensei que fosse estrela e foi só mais um balão/ Pensei que nunca mais fosse sofrer/ Mas a desilusão foi tanta e fez doer/ Mas tudo bem, não vou chorar/ Eu vou botar alguém melhor no seu lugar/ Eu quero ver minha Bahia renascer/ Com gente séria competente que trabalhe pra valer/ Ê Ê eu quero Paulo Souto/ Nasceu um novo dia lá na capital e agora vai nascer também pra mim/ Ê, Ê, Paulo Souto, é 25.

Lídice da Mata

Novo caminho para mudar a Bahia/ Nem passado nem mesmice diz o povo com alegria/ O povo quer fazer a transformação/
O povo quer, o povo pode, o povo manda meu irmão/ Nossa primeira mulher governadora/
Lídice é trabalhadora , corajosa e decidida/ O lê de Lídice é o lê da lealdade/ Das mãos limpas, liberdades, das lutas de uma vida/
Eu sou quarenta, grite com alegria/ Eu voto Lídice para mudar a Bahia/
Eu sou quarenta, grite com alegria/ Muita coragem para mudar de
verdade.

Rui Costa

Eu já sabia, a esperança no meu peito me dizia/ Que um homem bom viria da periferia/ Pra cuidar do nosso povo/ Cuidar mais da nossa Bahia/ Eu vou com Rui, esse cara é humildade, é diferente/ É coragem correria, segue em frente/ Com Rui governador e Dilma presidente/ Eu tou com Rui, esse cara é trabalho e confiança/ É juventude, segue em frente, a gente avança/ O povo se juntou com Rui governador.

Be Sociable, Share!

Comentários

ian on 18 agosto, 2014 at 19:12 #

Vou volta e ele rui costa sempre foi um cara excelente.parabems. rui você o caraaaaa


Joanna Souza Sanches on 28 setembro, 2014 at 23:33 #

Sou 25 é Paaaaaulooo Soooouto


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos