href=”http://bahiaempauta.com.br/wp-content/uploads/2014/06/CIDA.jpg”>
================================================
ARTIGO
Sonhos espanhóis
Maria Aparecida Torneros
Ao tomar conhecimento da abdicação do trono em fase de baixa popularidade do reà Juan Carlo da Espanha, voltei a um passado recente, nos años 80, em que editei um periódico mensal dirigido a colônia espanhola no Brasil.
Lamentável verificar que a trajetória da realeza protagonizada por ele e SofÃa que tanto contribuiu para solidificar a transição da ditadura franquista para um perÃodo de prosperidade demicrática em solo ibérico, tenha se perdido e chegado a um declÃnio do porte que observamos. O novo Reà Felipe que tive oportunidade de conhecer numa solenidade em São Paulo quando ainda era um jovem prÃncipe a procura de sua princesa parece reunir qualidades que o qualificam ao posto, entretanto há em toda a Espanha um movimento questionador sobre a manutenção da monarquÃa ou a instalação de uma nova república que congregue suas provÃncias e reorganize a economia espanhola.
Altos Ãndices de desemprego e mal estar na Comunidade Europeia agravam o estado de animo daquele povo calejado por guerra civil, ditadura e decadência social nos últimos tempos. Estejamos atentos aos sonhos madrilenhos e de todas as partes do paÃs de Gaudi, Picasso,DalÃ, Felipe González, Lorca, artistas,pensadores, poetas, politicos, escritores, das mulheres fortes e dos homens lutadores porque eles irão pressionar por um referéndum que permita aos cidadãos espanhois decidirem sobre o velho sonho Republicano, outrora sufocado e agora na iminência de se realizar.
Cida Torneros, jornalista e escritora de laços estreitos com a colônia espanhola no Brasil, mora no Rio de Janeiro, onde edita O Blog da Mulher Necessária.
=============================================
==============================================_____________________________________