jun
03
Postado em 03-06-2014
Arquivado em (Artigos) por vitor em 03-06-2014 11:24

href=”http://bahiaempauta.com.br/wp-content/uploads/2014/06/CIDA.jpg”>

================================================

ARTIGO

Sonhos espanhóis

Maria Aparecida Torneros

Ao tomar conhecimento da abdicação do trono em fase de baixa popularidade do reí Juan Carlo da Espanha, voltei a um passado recente, nos años 80, em que editei um periódico mensal dirigido a colônia espanhola no Brasil.

Lamentável verificar que a trajetória da realeza protagonizada por ele e Sofía que tanto contribuiu para solidificar a transição da ditadura franquista para um período de prosperidade demicrática em solo ibérico, tenha se perdido e chegado a um declínio do porte que observamos. O novo Reí Felipe que tive oportunidade de conhecer numa solenidade em São Paulo quando ainda era um jovem príncipe a procura de sua princesa parece reunir qualidades que o qualificam ao posto, entretanto há em toda a Espanha um movimento questionador sobre a manutenção da monarquía ou a instalação de uma nova república que congregue suas províncias e reorganize a economia espanhola.

Altos índices de desemprego e mal estar na Comunidade Europeia agravam o estado de animo daquele povo calejado por guerra civil, ditadura e decadência social nos últimos tempos. Estejamos atentos aos sonhos madrilenhos e de todas as partes do país de Gaudi, Picasso,Dalí, Felipe González, Lorca, artistas,pensadores, poetas, politicos, escritores, das mulheres fortes e dos homens lutadores porque eles irão pressionar por um referéndum que permita aos cidadãos espanhois decidirem sobre o velho sonho Republicano, outrora sufocado e agora na iminência de se realizar.

Cida Torneros, jornalista e escritora de laços estreitos com a colônia espanhola no Brasil, mora no Rio de Janeiro, onde edita O Blog da Mulher Necessária.
=============================================

==============================================_____________________________________

Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos