Felipe e Letízia, novos soberanos de Espanha
===========================================
DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DE LISBOA
Letizia Ortiz, uma ex-apresentadora de televisão proveniente de origens modestas, irá quebrar o molde tradicional de rainhas de Espanha assim que for coroada ao lado do marido, o príncipe Felipe de Bourbón.
Letizia Ortiz Rocasolano nasceu a 15 de setembro de 1972 em Oviedo, Astúrias e estudou Comunicação Social na Universidade Complutense de Madrid antes de ir para o México fazer um mestrado que não terminou, tendo acabado por trabalhar num jornal local.
Antes de se juntar à família real, Letizia Ortiz já era um rosto conhecido dos espanhóis como jornalista da TVE. Anteriormente tinha trabalhado para a agência de notícias EFE e para o jornal ABC, com passagem pela agência Bloomberg e pela CNN+, até chegar à televisão estatal.
Ortiz casou-se a 22 de maio de 2004 com o príncipe herdeiro ao trono, Felipe de Borbón, que irá agora tornar-se rei de Espanha depois da abdicação do seu pai, Juan Carlos.
Felipe é cinco anos mais velho que a mulher, que já tinha sido casada anteriormente.
Letizia Ortiz será a primeira rainha espanhola depois de Maria das Mercedes de Orleães e Bourbon, a primeira mulher do bisavô de Felipe, Alfonso XIII, que morreu em 1904. A rainha Sofia, mulher de Juan Carlos, é grega de nascimento.