maio
03
Postado em 03-05-2014
Arquivado em (Artigos) por vitor em 03-05-2014 11:10

===============================================
DEU NO PÚBLICO, DE LISBOA

É uma das obras mais célebres da arte ocidental, uma estrela do renascimento italiano, mas parece agora estar em risco. David, de Michelsngelo (1475-1564), apresenta várias fissuras nas pernas e nos pés, o que pode comprometer a estabilidade da escultura, escreve o La Repubblica.

Em causa está a própria inclinação da escultura que pode pôr em perigo a integridade da própria obra, alerta o estudo feito pelo Conselho Italiano de Investigação (CNR ) em parceria com a Universidade de Florença. Segundo os especialistas, a inclinação é de 5 graus mas o peso da escultura que é 5,5 toneladas faz com que a pressão na parte inferior da obra provoque a sua degradação ao longo do tempo, em especial na perna direita, que suporta grande parte da obra.

Este não é no entanto um problema de agora. A escultura de mármore foi criada entre 1501 e 1504 por Michelangelo e ao longo dos séculos foi alvo de algumas intervenções para se manter em bom estado de conservação. As fissuras que agora parecem comprometer a obra foram sendo cobertas com gesso mas têm tendência a reaparecer.

Segundo a BBC, estas fissuras são mais visíveis nos tornozelos da estátua de cinco metros de altura. Mas de acordo com os investigadores, muito se deve ao fato de a estátua ter estado exposta por mais de três séculos na praça principal de Florença. Em 1873 a obra foi transferida para a Galeria da Academia, onde tem estado até hoje em exposição ao público.

Giacomo Corti, um dos investigadores envolvidos neste estudo, explicou ao La Repubblica que a inclinação que agora ameaça a estátua terá sido causada pela “escassa uniformidade” do plinto onde assentava a estátua entre 1504 e 1873, período em que permaneceu ao ar livre em frente ao Palazzo Vecchio (Palácio Velho) na Praça da Senhoria. Nos últimos anos, a obra foi alvo de múltiplas limpezas e análises.

A última vez que David foi sujeito a uma grande intervenção de restauro foi em 2004.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos