abr
12
Postado em 12-04-2014
Arquivado em (Artigos) por vitor em 12-04-2014 18:24


DEU NO UOL/FOLHA

Um rapaz de 18 anos morreu na manhã deste sábado (12) após tiroteio com fuzileiros navais que integram a Força de Pacificação que ocupa as favelas do Complexo da Maré, no Rio.

Jefferson Rodrigues da Silva, 18, foi atingido por tiros de fuzil e morreu ainda no local. O Comando da Força de Pacificação -grupo coordenado pelo Exército e responsável pela ocupação da comunidade- disse que o jovem resistiu à prisão e trocou tiros com os militares.

Os moradores, em protesto pela morte do rapaz, fecharam a Linha Amarela e a avenida Brasil, com pedras e barricadas de fogo. Na Linha Vermelha, chegaram a atirar óleo na pista. Duas pessoas foram detidas por desacato. A identidade delas não foi revelada, mas uma é ex-paraquedista do Exército.

Essa é a primeira morte desde que o Exército entrou na Maré, há uma semana. A ação mobiliza mais de 1.500 militares e tem o objetivo de preparar a região para a instalação de UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). O complexo de favelas fica situada entre as principais vias de acesso ao Rio como a Linha Vermelha, que liga o aeroporto internacional ao centro da cidade.

Uma moradora do local, que não quis se identificar, disse que a vítima não era bandido e trabalhava num lava-rápido. “Ele lavava meu carro todas as semanas”, afirmou.

Já funcionários de uma oficina mecânica ao lado do lava-rápido não conheciam o rapaz, que aparentava ter 20 anos e era conhecido apenas pelo apelido e o primeiro nome, Jefferson.

Duas perícias foram realizadas no local do tiroteio, sendo uma pelo Exército e outra pela Polícia Civil. O laudo do exame feito na vítima ainda não foi divulgado.

Por volta das 16h, os fuzileiros navais envolvidos no tiroteio chegaram ao 21ª DP (Bonsucesso) para depor. Eles estavam acompanhada por uma escolta da polícia do Exército.

Segundo um dos comandantes da ocupação, os militares circulavam pela Vila do Pinheiro, uma das favelas da Maré, quando identificaram dois homens suspeitos. Ainda de acordo com o Exército, esses homens tentaram fugir e disparam contra os militares.

Segundo nota divulgada pela Força de Pacificação, ao lado da vítima foram encontrados um rádio comunicador e três cartuchos de uma arma calibre 9mm.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2014
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930