Doris Day aos 90:inteira e intensa

========================================================

————————————————————————

CRÔNICA
Doris Day, a estrela faz 90

Maria Aparecida Torneros

Muito tempo antes de entender a dinâmica holywoodiana de fabricação de stars rentáveis na indústria cinematográfica, ela, sim, a loirinha risonha, cantora romântica, com ares de sapequice e traquinagem, par constante do saudoso galã Rock Hudson, me atraía às salas de projeção do subúrbio carioca, e eu era uma fã ardorosa.

Minha intuição me direcionava ao sentimento explícito da comédia romântica, cujo happy end é fato consumado, tornava, para mim, a vida cor de rosa, mas, no fundo, meu raciocinio lógico me mostrava que ela era uma excelente profissional a serviço de uma ideologia do way of life americano.

Em tempos de anos 60, quando eles nos induziam a crer em felicidade consumista, em modelos casadoiros que propunham encontros amorosos idealizados em estabilidade emocional que, nas sociedades modernas, em termos de realidade, estão bem distantes de alcance ou de ajuste que não esbarre em decepções, violência, guerras, derrubada de sonhos ou constatação evidente de que entre sonho e realidade, há mesmo um enorme abismo.

Mas, agradeço, sinceramente, a esta atriz e cantora maravilhosa, o enlevo, a ilusão, a alegria, a esperança, tudo que suas atuações me ofereceram, em determinada época, quando precisei acreditar que o amor de cinema era possivel.

Sua voz me acompanha há decadas e sua interpretação de Stardust, é minha canção Cult.

Neste 3 de abril, Doris completou 90 anos. Está lúcida, vive cercada de seus animaizinhos, passou a grande dor de perder seu único filho, há alguns anos, ele tinha 62 e sofreu de câncer.

Doris é figura de resistência, seu sorriso é prova de amor, sua vida é exemplo de enfrentamento de um mundo absurdamente caótico, mas onde é preciso sonhar, resistir, sorrir, amar, cantar, atuar, viver com fé, e, sobretudo, brilhar, como as estrelas, cuja poeira nos abraça, eternamente!

Cida Torneros é jornslista e escrtora, mora no Rio de Janeiro e edita o Blog da Mulher Necessária, on o texto foi publicado originalmente

Be Sociable, Share!

Comentários

Eliane Garcia on 4 Abril, 2014 at 18:37 #

Adorei saber noticias de Doris. Ela continua linda.Obrigada Aparecida pela boa nova.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2014
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930