http://youtu.be/7dLTiZ7E3Vw

==============================================================


DEU NO PÚBLICO, DE LISBOA

O comando da base militar de Fort Hood, no Texas, ordenou ao início da noite desta quarta-feira que todo o seu pessoal procurasse abrigo depois de um homem ter aberto fogo nas instalações, informou a imprensa norte-americana. As últimas informações dão conta de quatro mortos e de um número indeterminado de feridos.

“Houve um tiroteio em Fort Hood e há relatos de feridos”, informou a base militar em comunicado, acrescentando que várias equipes de emergência estão já no local. “O local foi fechado”, disse à AFP Donnie Adams, tenente do condado de Bell, onde se situa esta base do Exército dos EUA onde são treinados os soldados enviados para zonas de conflito.

Entre os mortos estaria o atirador, que as autoridades de emergência de Fort Hood admitem ter-se suicidado. Numa curta declaração ao país a partir de Chicago, o Presidente Barack Obama manifestou-se “inconsolável” com o incidente.

“Iremos até ao fim para saber exatamente o que aconteceu. Estamos desolados por uma coisa destas ter acontecido novamente”, disse Obama, referindo-se ao tiroteio de 2009 na mesma base de Fort Hood que se conta como o pior de sempre em instalações militares em solo norte-americano.

Em declarações à estação de televisão local KCEN TV, uma testemunha descreveu o suposto atirador como um homem branco que conduzia um Toyota cinzento e teria usado uma pistola calibre 45. Os disparos teriam sido feitos no interior do Centro Médico Carl R. Darnall, localizado dentro dos limites da base militar.

A 9 de Novembro de 2009, a base de Fort Hood foi palco do ataque mais mortífero de sempre numa instalação militar doméstica norte-americana, quando o major do Exército Nidal Hassan abriu fogo e matou 13 pessoas e feriu outras 32. Nidal Hassan justificou na altura os seus atos como uma forma de proteger os taliban das tropas norte-americanas ali treinadas e que estavam prestes a partir para o Afeganistão. Um tribunal norte-americano condenou-o em Setembro último à pena de morte.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2014
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930