=================================================================

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DE LISBOA

por Elisabete Silva

Morreu Glenn Edward McDuffie. Ele era um dos homens que diziam ser o marinheiro da fotografia de Alfred Eisenstaedt, tirada na Times Square,em New York, no dia em que foi anunciado o fim da II Guerra Mundial.

A notícia da morte de McDuffie (tinha 86 anos) foi dada pela ABC News, que recorda que em 2007 ele foi identificado como sendo o marinheiro que beijou a enfermeira na Times Square, em Nova Iorque. Uma perita forense do departamento da polícia de Houston com 25 anos de experiência analisou a fotografia de 14 de agosto de 1945 com algumas atuais de McDuffie, centrando-se no rosto, e concluiu que era ele o marinheiro a icônica imagem de Eisenstaedt.

McDuffie,que fez mais do que um teste de polígrafo, disse que estava saindo do metro para visitar a namorada quando soube da notícia. Começou a saltar de satisfação e viu a enfermeira que abriu os braços na sua direção. No entanto, a sua versão não coincidia com a que foi contada pelo autor da fotografia.

No entanto, McDuffie acabou por ser mais um da mais de uma dezenas de homens que diziam ser o marinheiro da fotografia. Em 2012, um novo livro sobre a história da fotografia, defendia que George Mendonsa era o marinheiro que beijava a enfermeira Greta Zimmer Friedman (também mais do que uma mulher alegou ser a enfermeira), tendo ido mais longe, pois o rosto da mulher que aparece por detrás do marinheiro é o da atual esposa de Mendonsa (na época não se conheciam).

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos