==========================================================


==========================================================

DEU NO BLOG OS INIMIGOS DO REI

JORNAL COMENTADO

UM CARNAVAL DE LIVROS

Tony Pacheco*

Tirei este Carnaval 2014 pra começar a leitura de cinco livros e mostro a quem interessar possa depois que vi um post no Facebook no qual Luís Guilherme Pontes Tavares mostrou um restaurante de Arembepe cobrando 90 reais (sim, NOVENTA!) por duas postinhas de peixe: pensei, poxa!, com este dinheiro se compram três livros excelentes que nos darão dias e dias de muito prazer e, depois, o maior prazer de todos, presenteá-los a alguém ou emprestá-los para que sigam o curso da vida dos livros: ESPALHAR A LUZ NAS TREVAS DESTE MUNDO.
Não vou fazer resenha, pois resenha só é bom depois que a gente acaba de ler. Por enquanto, apenas vou mostrar “meus blocos” de Carnaval:

1) “1889”, de LAURENTINO GOMES
Laurentino, pra quem acompanha o blog, já teve duas obras-primas comentadas aqui: “1808”, sobre a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil e “1822”, sobre a “invenção do Brasil”, também chamada de “independência”. Pelas primeiras (de 418) páginas já lidas dá pra ver que o nosso colega jornalista continua afiadíssimo.
2) “ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES”, de ROMEU TUMA JUNIOR
Este livro é assombroso, já li 95 das 560 páginas. É uma resposta deste ex-secretário Nacional de Justiça do governo Lula à campanha sórdida que fizeram contra ele e, de quebra, mostra que JÁ ESTAMOS VIVENDO NUM ESTADO POLICIAL. Acho que vou entender o Brasil atual depois de ler esta obra que é um depoimento ao jornalista Claudio Tognolli
3) “MAMÍFEROS DE LUXO”, de PITIGRILLI
É a minha dose de HUMOR, que faço sempre questão de ter em minhas listas de leituras. Sem humor a vida é bem pior do que já é, portanto, não se deve abrir mão.
4) “DANIELA & MALU – UMA HISTÓRIA DE AMOR”, de DANIELA MERCURY E MALU VERÇOSA
Gosto muito das interpretações de Daniela Mercury e agora resolvi me inteirar do caso de amor dela com a colega jornalista Malu Verçosa. Pelas primeiras páginas lidas (de 194) já estou gostando.
5) “QUANTO MENOS, MELHOR”, de LEO BABAUTA
Como psicanalista de meia tigela que sou, nunca abro mão também de ter um livro de auto-ajuda na lista. Este é mais uma tentativa de nos livrar do ESTRESSE DO MUNDO MODERNO. Vamos ver se Babauta consegue fazer isso em 146 páginas. Depois eu conto se vale a pena.

Pra quem tá começando a seguir o blog agora, uma explicação: nunca leio menos de 3 livros ao mesmo tempo. Tento afastar a chatice que é ficar concentrado em apenas um tema. Assim, fico logo ansioso para mudar de livro e depois ansioso para voltar a um e a outro e, assim, os livros ME EMOCIONAM O TEMPO TODO. Pode ser neurose? Claro que pode!!! Mas é uma neurose enriquecedora e eu nunca sou mais o mesmo depois de uma lista dessas.

Tony Pacheco é jornalista e radialista, formado pela UFBA. Psicanalista formado pela ultraconservadora Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil e cursou Economia nas universidades federais de Juiz de Fora e da Bahia.

Be Sociable, Share!

Comentários

Rosane Santana on 4 Março, 2014 at 10:03 #

Beleza, Tony Pacheco! Bjs.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos