Vaticano hoje: Papa Francisco abraça o papa emérito Bento XVI
Foto Reuters

===========================================================

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS. DE PORTUGAL

“Sejam homens de paz”, pediu o papa Francisco na cerimônia de proclaação de 19 novos cardeais , entre ele Orani Tempesta, do Rio de Janeiro

O Papa Francisco pediu hoje aos cardeais para serem “homens de paz”, durante a cerimónia de proclamação de 19 novos cardeais, na presença de Bento XVI, que participa pela primeira vez numa cerimónia pública desde a sua renúncia.

O papa emérito, de 86 anos, que aparentava estar em boa forma, era o primeiro da fila, vestido de branco, entre os cardeais, vestidos de vermelho, na basílica de São Pedro.

Dezoito dos 19 novos príncipes da Igreja estavam presentes na cerimónia pública, à exceção de Loris Francesco Capivilla, de 98 anos, antigo secretário do papa João XXIII e símbolo do espírito do Concílio Vaticano II (1962/65), que está a descansar perto de Bergamo (norte de Itália). O seu barrete ser-lhe-á entregue por uma delegação dentro de alguns dias.

“Digo-vos o que a Igreja precisa: ela precisa da vossa colaboração, e ainda mais da vossa comunhão, a comunhão comigo e entre vós. A Igreja precisa da vossa coragem de anunciar o Evangelho em todas as ocasiões, oportunas ou inoportunas, e para dar testemunho da verdade. A Igreja precisa da vossa oração”, exortou o papa durante a cerimónia.

O papa destacou que “a Igreja também precisa” que os clérigos sejam “homens de paz”, que façam a paz através das suas obras, desejos e orações, e que sejam compassivos “especialmente neste momento de dor e sofrimento, em muitos países do mundo”.

Francisco insistiu numa “Igreja em movimento”, que percorra caminhos.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2014
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    2425262728