http://youtu.be/joALtiVSCrE

============================================================

DEU NO PORTAL PORTUGUÊS SAPO

O cantor e compositor popular venezuelano Simón Díaz, o mais celebre no país, morreu hoje, aos 86 anos, na sua casa em Caracas, anunciou a filha do músico, Bettsimar Díaz.

“Com lágrimas, anuncio ao país que o meu amado pai, partiu esta manhã, em paz”, escreveu a filha de Simón Díaz, na sua conta no Twitter.

O ministro venezuelano de Educação, Héctor Rodríguez, anunciou entretanto que todas as escolas do país vão realizar, na quinta-feira, uma “toada” em homenagem ao artista falecido.

Simón Narciso Díaz Márquez nasceu a 8 de agosto de 1928, em Barbacoas, povoação do sul do Estado de Arágua, 150 quilómetros a oeste de Caracas, sendo o oitavo filho de uma família humilde.

Conhecido popularmente na Venezuela como “Tio Simón”, Simón Díaz aprendeu o básico da música com seu pai, que tocava cornetim, e o incentivou na interpretação do “cuatro” venezuelano, instrumento típico, cordofone da família do cavaquinho português.

Apaixonado pela composição e a interpretação de boleros e de tangos, aos 17 anos Simón Díaz tocava regularmente com a Orquestra Siboney, onde chegou a ser vocalista, destacando-se pela capacidade de improvisação.

Com poesias dedicadas à paisagem, ao amor e à musicalidade própria dos Llanos (planícies) venezuelanos, Simón Díaz gravou mais de 70 álbuns.

————————————————————-


=======================================================

DEU NA CONTA DE CAETANO NO FACEBOOK

Assista Caetano Veloso interpretando “Tonada de Luna Llena”, de autoria do cantor e compositor venezuelano Simón Díaz, morto hoje aos 85 anos: http://www.youtube.com/watch?v=Nwy0nA0Xk-Q. Simón Narciso Díaz Márquez, mais conhecido como “Tio Simón”, foi vencedor do prêmio Grammy e um dos artistas folclóricos mais influentes da música latino-americana. A versão de Caetano para “Tonada de Luna Llena” faz parte do álbum “Fina Estampa”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2014
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    2425262728