Coelho de Jade sai do “coma” , mas
estado ainda é crítico

=========================================

DEU NO “PÚBLICO”, DE LISBOA

O veículo telecomandado Coelho de Jade, enviado pela China para a Lua há seis semanas, que não dera sinais de vida depois de ter sofrido uma anomalia mecânica, afinal só estava em coma e acabou por recuperar os sentidos.

“Acordou! Ao menos ainda está vivo e temos uma hipótese de o salvar”, declarou Pei Zhaoyu, porta-voz da missão lunar chinesa, citado pela agência noticiosa Nova China. A cadeia televisiva estatal CCTV confirmou por seu lado o despertar inesperado do rover lunar.

No fim de Janeiro, as autoridades chinesas tinham anunciado que aquele engenho , recheado de dispositivos eletrônicos, tinha tido um problema mecânico devido ao “ambiente complicado da superfície lunar”.

“O Coelho de Jade tinha adormecido de forma anormal e receávamos que não se recuperasse das temperaturas extremamente baixas da noite lunar”, explicou ainda Pei Zhaoyu.

Quarta-feira, a agência Notícias da China anunciava, num brevíssimo comunicado, que não tinha sido possível reparar o veículo motorizado para lhe permitir cumprir a sua missão. Mas horas mais tarde, o rover tornava a dar sinais de vida.

O Coelho de Jade ainda se encontra, porém, em estado crítico.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2014
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    2425262728