Santiago, o cinegrafista:imagens de uma tragédia

=====================================================

DEU NO SITE DA BAND

Os médicos confirmaram a morte cerebral do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Ilídio Andrade. Ele foi atingido por uma bomba, na semana passada, durante violentos protestos contra o aumento dos preços dos ônibus no Rio de Janeiro.

Foi falando das dificuldades enfrentadas pelos passageiros do transporte público do Rio, que Santiago ganhou dois prêmios “Mobilidade Urbana” em 2010 e 2012. Com 20 anos de profissão, ele trabalhava na Band havia quase 10. O cinegrafista participou de coberturas importantes, como o Panamericano de 2007 e a Rio+20.

Com o talento que tinha e grande sensibilidade, ele sabia como transmitir através das imagens, a gravidade de tragédias como as chuvas na região serrana do Rio, o deslizamento no Morro do Bumba em Niterói, e a chacina da escola Tasso da Silveira na zona oeste da capital fluminense. Nos dois últimos carnavais, ele foi para a Argentina, mostrar a festa na cidade de São Luís. Cuidadoso, habilidoso e paciente, essas eram as características fortes do profissional Santiago Andrade.

No ano passado, o cinegrafista da Band participou do curso de jornalistas em áreas de conflito, onde recebeu treinamento para enfrentar situações como a da última quinta-feira (6), quando um protesto terminou em violência e confronto entre manifestantes e policiais.

Santiago Ilídio Andrade foi atingido por um morteiro. Ele perdeu muito sangue, sofreu um afundamento de crânio e foi socorrido em estado gravíssimo no Hospital Souza Aguiar. Ele permanecia em coma desde então, mas não resistiu e teve morte cerebral confirmada, na manhã desta segunda-feira.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2014
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    2425262728