Janet:pioneira no comando do Federal Reserve

===========================================================

DEU NO PÚBLICO, DE LISBOA

O Senado dos EUA confirmou (com 56 votos a favor e 26 contra) o nome de Janet Yellen, até aqui vice-presidente da Reserva Federal americana, para suceder a Ben Bernank na presidência da instituição. Yellen, de 67 anos, tinha sido nomeada em Outubro por Barack Obama e a confirmação no Senado já era esperada.

Para além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo nos 100 anos de história do banco central dos EUA, é também a primeira presidente da Fed de nomeação democrata desde 1979. Terá em mãos a tarefa de reduzir o programa de estímulo à economia que a Reserva Federal tem levado a cabo.

Antes de ter entrado na Fed, em 2010, Yellen presidiu ao banco do Sistema da Reserva Federal de São Francisco. Entre 1997 e 1999, foi presidente do Conselho dos Consultores Económicos do Presidente democrata Bill Clinton. É casada com George Akerlof, premiado com o Nobel da Economia em 2001, e tem obras publicadas sobre o desemprego, um dos problemas com que terá de lidar: nos EUA, a taxa de desemprego, embora em queda, ronda os 7%.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos