DEU NO PÚBLICO, DE LISBOA

Romenos e búlgaros podem trabalhar livremente na União Europeia (UE) a partir desta quarta-feira, com o levantamento das últimas restrições no seu acesso ao mercado de trabalho europeu, o que tem gerado polémica no Reino Unido e na Alemanha.

As últimas restrições no acesso ao mercado de trabalho, que eram aplicadas em nove países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Reino Unido, Luxemburgo, Malta e Holanda), surgem sete anos após a adesão da Roménia e da Bulgária à União Europeia. “Isto causa agitação sobretudo no Reino Unido e na Alemanha”, onde uma parte da imprensa e dos políticos falava na ameaça de uma “invasão”, salientou na terça-feira o diário romeno Romania Libera.

Membros do partido conservador britânico pediram até ao último momento ao Governo que adiasse a abertura do mercado de trabalho, considerando que “a vaga de imigrantes romenos e búlgaros iria pesar sobre os serviços públicos”.

Na Alemanha, o partido conservador da Baviera, ligado à chanceler Angela Merkel, também se manifestou contra o levantamento das restrições, mas o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, salientou que a “livre circulação de pessoas é uma oportunidade” para o país.

Já em Espanha, que acolhe cerca de um milhão de romenos e também muitos búlgaros, esta questão não suscitou qualquer polémica.

O primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, e responsáveis búlgaros garantiram que não se iria registar uma onda de emigração a partir de hoje. “Os cidadãos querem um bom trabalho, um bom salário e justiça no seu país e não comprar um bilhete simples para deixar a Bulgária”, disse na noite de terça-feira o Presidente búlgaro, Rossen Pleneliev, na sua mensagem de ano novo.

Analistas independentes consideram que as grandes ondas de emigração da Roménia e Bulgária já tiveram lugar. Desde a queda do comunismo, cerca de três milhões de romenos e um milhão de búlgaros emigraram, na sua maioria para Espanha e Itália.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos