China vai à lua em transmissão ao vivo l
===========================================================
DEU NO PÚBLICO, DE LISBOA
Nicolau Ferreira
Pela primeira vez, a China conseguiu fazer uma alunagem. A nave Chang’e-3 (Coelho de Jade) pousou na Lua às 21h12 (13h12 em Lisboa) neste sábado.
A alunagem foi transmitida em directo pela televisão chinesa, adianta a agência Lusa. O aparelho pousou no Hemisfério Norte, na região Sinus Iridium (Baía do Arco-Íris, em latim), uma planície com poucas irregularidades no Mare Imbrium.
A sonda foi lançada no foguetão Longa Marcha 3B, a 2 de Dezembro, e transporta um rover chamado Yutu, Coelho de Jade em chinês. Dentro de algumas horas, o Yutu vai sair da estrutura que pousou e começará a caminhar na Lua.
A última vez que um aparelho terrestre poisou na Lua foi em 1976; a China junta-se agora aos Estados Unidos e à Rússia como os únicos países a conseguirem este feito.
O Coelho de Jade tem seis rodas, pesa 120 quilogramas, pode fazer subidas com uma inclinação de 30 graus e caminha 200 metros por hora alimentado a energia solar. O robô leva câmaras para fotografar a paisagem, um espectrómetro para analisar a composição química do solo e um radar para estudar o solo e as rochas até uma profundidade de 100 metros