============================================================


Lilia de Souza:autógrafos na ALBA

===============================

=============================================================

A jornalista Lilia de Souza, autora da biografia do escritor, advogado, agricultor, político, ex-Secretário da Reforma Agrária no governo Waldir Pires e ex-prefeito de Ipiaú, Euclides José Teixeira Neto, lança esta terça-feira, 10, às 17 horas, no Saguão Nestor Duarte da Assembleia Legislativa da Bahia, o seu livro “Euclides Neto”.

A obra faz parte da coleção Gente da Bahia, iniciativa da presidência da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, que vem resgatando a história de grandes personagens baianos.

Euclides Neto, ex-prefeito de Ipiaú, realizou a primeira experiência de reforma agrária na Bahia (a chamada Fazenda do Povo, em 1963), obra que lhe valeu abertura de inquérito pelas forças armadas, prisão e heroica resistência à Ditadura Militar. Formado em Direito pela UFBa, defendeu os posseiros e os pequenos proprietários de terra. Pertencente ao ciclo do neorrealismo nordestino, Euclides está também entre os grandes nomes da literatura baiana, com 13 livros publicados, que retratam, sobretudo, sua profunda relação com o mundo telúrico. Com os seus mandamentos registrados no livro “Trilhas da Reforma Agrária”, o ex-secretário da Reforma Agrária, deixou um legado reconhecido por grandes nomes da literatura mundial, a exemplo de José Saramago.

Depois de percorrer as histórias de Euclides Neto e ver o resultado final do trabalho, com o registro de tantos relatos e causos sobre a vida desse personagem, a autora registra o agradecimento a todos que a acompanharam nessa caminhada: “A Paulo Bina e a Délio Pinheiro, pelo convite para conduzir o projeto; à família de Euclides Neto e à Dona Angélia, por terem me recebido de braços abertos em Ipiaú; ao mestre Hélio Pólvora, pela valiosa contribuição para toda a obra, inclusive com a escrita dos textos da orelha e da contracapa; a Elieser César, por ter me disponibilizado seu acervo de obras de Euclides (sem falar de sua contribuição por ser o autor de “O Romance dos Excluídos, terra e política em Euclides Neto” – obra preciosa para se entender a literatura de Euclides); aos moradores da Fazenda do Povo, em Ipiaú, pelas entrevistas maravilhosas e divertidíssimas; às diversas lideranças do MST e de trabalhadores rurais como Jaime Amorim, Valmir Assunção, Vera Lúcia Barbosa, Maria Soares, entre tantos outros que tiveram, em Euclides, não um simples burocrata, mas um homem público disposto, verdadeiramente, a ouvi-los; enfim, agradeço a todas as minhas fontes – Waldir Pires, Florisvaldo Mattos, Emiliano José, Antonio Guerra Lima, Lourival Gusmão, Murilo Leite e tantas outras mais que me proporcionaram momentos de aprendizado e descobertas sobre a vida do meu biografado”.

Lilia de Souza , formada na Escola de Comunicação da UFBA, uma das profissionais mais estudiosas e brilhantes da sua geração no jornalismo baiano, começou profissionalmente na editoria de Opinião do jornal A Tarde. Vibrante e antenada cidadã do mundo, que este ano percorreu três continentes, depois do lançamento de seu livro esta terça-feira , ela embarca para a Itália.

Bahia em Pauta vibra com Lilia de Souza e aposta nela.

Pule de 10!!!

( Vitor Hugo Soares, com informações da Revista da Bahia, de Jequié)

Be Sociable, Share!

Comentários

Claudio on 10 dezembro, 2013 at 16:08 #

É isso aí, Vitor Hugo: recomendo muitíssimo o livro de nossa parceira nos bons e aguerridos tempos na editoria de opinião de A Tarde. Jornalista de grande talento e paixão pela reportagem. Para ler.


Olivia on 10 dezembro, 2013 at 21:47 #

É isso aí, grande Liliu! Séria, competente e bela.


Lilia de Souza on 11 dezembro, 2013 at 0:01 #

Vítor, meu amigo! Obrigada pelo carinho. Você, Claudinho e Olivinha são uns queridos! Grande abraço!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2013
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031