Desmond Tutu: todas as honras a Mandela

=================================================================

DEU NO PORTAL EUROPEU TSF

As cerimónias fúnebres em homenagem a Nelson Mandela terminaram em Joanesburgo, onde uma centena de chefes de Estado e de Governo e milhares de pessoas celebraram debaixo de chuva incessante a luta do antigo Presidente da África do Sul contra o ‘apartheid’ e em favor de seo povo e da humanidade.

O vice-presidente do Congresso Nacional Africano, Cyril Ramaphosa, deu por terminada a cerimónia após a intervenção do arcebispo emérito de Cidade do Cabo, Desmond Tutu, que enalteceu a vida do «extraordinário ícone» que foi Mandela.

«Isto leva à conclusão deste serviço comemorativo», disse Ramaphosa, enquanto a multidão abandonava o estádio Cidade do futebol, no Soweto, em Joanesburgo.

Ao longo de quatro horas, a cerimónia, marcada por uma grande emoção, contou com discursos de líderes mundiais como os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, do Brasil, Dilma Rousseff, e de Cuba, Raul Castro, que elogiaram a figura do antigo Presidente sul-africano, cuja morte foi anunciada na quinta-feira passada.

Uma cerimónia religiosa ecuménica, cânticos e as memórias de familiares e amigos de ‘Madiba’ – como Mandela era tratado – serviram para homenagear o Nobel da Paz, num ambiente festivo, apesar da chuva que não parou de cair.

As ações de despedida de Mandela prosseguem a partir desta quarta-feira em Pretoria, em cujas ruas o caixão do ex-Presidente desfilará, até sexta-feira.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2013
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031