Lyra Ceciliana .de Cachoeira, brilha em Salvador
Foto:Marcia Dourado
==================================================

A Sociedade Cultural Orpheica Lyra Ceciliana da cidade de Cachoeira (110 km de Salvador) no Recôncavo baiano, que comemora 142 anos de existência e brilho musical, se apresentou na manhã deste domingo, 1/12, na praça Ana Magalhães, no bairro de Itaigara, em Salvador. “Uma beleza”, disse Marcia Dourado, nossa mediadora, que fez o registro fofográfico da apresentação para o Bahia em Pauta.

A apresentação da histórica banda de música do Recôncavo faz parte do Projeto “Lyra Ceciliana 142 anos de Música e História”, que prevê apresentações em coretos de praças públicas de nove cidades do interior do estado e um distrito de Cachoeira. Em Conceição da Feira, a primeira cidade a receber o projeto, a apresentação aconteceu no dia 15 de março , no coreto da Praça da Bandeira. Além da filarmônica também vão se apresentar, os grupos Samba da Vida e o Choro de Menino, ambos compostos por músicos, ex-músicos da Lyra, e alunos da Escola de Formação Musical Maestro Irineu Sacramento, mantida pela filarmônica.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo do município de Cachoeira, José Luiz da Anunciação Bernardo, o projeto tem como objetivo divulgar para o público de outras cidade os trabalhos desenvolvidos pela Lyra Ceciliana pela preservação da filarmônica e a formação de músicos, com a intenção fomentar a criação de novas bandas ou revitalizar as existentes nestas localidades. “A experiência da Lyra com o seu trabalho de educação musical e atividades socioculturais para jovens e adolescentes cachoeiranos podem servir de exemplo para a população das cidades incluídas no roteiro da turnê”, explica o secretário. São Gonçalo dos Campos será aproxima cidade a receber o projeto da Lyra, no dia 24 de março.

A Lyra Ceciliana mantém a Escola de Formação Musical Maestro Irineu Sacramento com aproximadamente 250 crianças de famílias carentes de Cachoeira. Na escola, as crianças aprendem tocar instrumentos gratuitamente. A filarmônica também desenvolve projetos dando apoio a formação de novos grupos com diversos estilos musicais, a exemplo do grupo de chorinho Choro de Menino, a Orquestra Sinfônica de Reggae do Recôncavo e o Samba da Vida. A Lyra oferece ainda curso de violão e cavaquinho, além de promover diversas oficinas de qualificação para estimular a profissionalização dos seus músicos.

A Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana foi fundada no dia 13 de maio de 1870, pelo maestro e compositor Manoel Tranquilino Bastos, responsável também pela criação de diversas filarmônicas no Recôncavo baiano. Atualmente, a filarmônica mantém no seu quadro 50 músicos , na sua maioria ex-alunos da Escola de Formação Musical Maestro Irineu Sacramento.

O Projeto “Lyra Ceciliana 142 anos de Música e Histórica” conta com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Fundo de Cultura, Secretaria da Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Apoio logístico da prefeitura municipal de Cachoeira, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2013
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031