“Hayan”:Cerca de 4,5 milhões de pessoas afetadas na zona central das Filipinas
Foto REUTERS/Edgar Su/DN
DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DE LISBOA
A ONU estimou nesta segunda-feira, 11, que cerca de 10 mil pessoas morreram só na cidade filipina de Tacloban, segunda uma responsável das Nações Unidas. Horas antes, a ONU havia adiantado que haveriam 10 mil mortos no país na sequência da passagem do violento tufão “Haiyan”, advertindo que o mundo deve “esperar pelo pior” em relação ao número final de vítimas.
“As autoridades locais estimam que perto de 10 mil pessoas morreram em apenas uma cidade”, disse a chefe das operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, referindo-se a Tacloban.
John Ging, diretor de operações do gabinete de coordenação dos assuntos humanitários da ONU, precisou ainda que 660 mil pessoas foram obrigadas a sair das respetivas casas por causa das violentas condições meteorológicas.
O responsável indicou que a ONU vai lançar um apelo para angariar uma ajuda internacional significativa para as vítimas.
O tufão “Haiyan” devastou a zona central do arquipélago das Filipinas na sexta-feira, com ventos de mais de 250 quilómetros por hora e ondas de mais de cinco metros de altura.
Cerca de 4,5 milhões de pessoas terão sido afetadas na zona central das Filipinas, de acordo com os responsáveis governamentais.