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Dilma e Wagner:destaque no palco da entrega da Via Expressa

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DEU NO CORREIO

Da Redação

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (1), em Salvador, a Via Expressa da Baía de Todos-os-Santos. Considerada maior obra feita pelo governo do estado nos últimos 30 anos, ela possui pouco mais de 4 km de extensão, ficando localizada entre a BR-324 e a cidade baixa, com várias rotas alternativas que prometem facilitar o tráfego, principalmente para os moradores dos bairros do Cabula, Lapinha, Retiro, Liberdade e quem trafega realizando transporte de carga em direção ao porto de Salvador, uma vez onde foram criadas quatro faixas exclusivas para o gênero.

A Via Expressa possui, no total três túneis, 14 viadutos, duas passarelas, dez faixas de trânsito. Um investimento total de R$ 480 milhões foi realizado e, segundo o prefeito ACM Neto (DEM) durante seu pronunciamento na cerimônia, “a construção da Via Expressa vem garantir uma mudança no perfil urbano de Salvador”.

De acordo com o governador Jaques Wagner (PT), a obra irá resolver boa parte das questões de mobilidade da cidade. “É uma obra monumental, a maior intervenção viária de Salvador nos últimos 40 anos, depois da construção da Avenida Paralela, que vai resolver as questões de mobilidade. Alguém que está em qualquer lugar da Cidade Baixa e queira ir para o Aeroporto, entra em uma pista segregada, sai na BR-324, a Luís Eduardo, entra na Paralela sem passar pelo Iguatemi”, disse.

Para a presidente Dilma Rousseff, que também esteve presente na inauguração, a intervenção é um ganho significativo para toda a população soteropolitana. “Quando você tira a carga do centro, você está garantindo que o tráfego de pessoas, veículos e transporte público flua de forma mais rápida, também porque ela viabiliza o transporte de carga rápido e isso significa melhoria da produtividade, empregos, significa ganho para toda a população daqui de Salvador”, afirmou.

Contudo, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a Via Expressa só terá o tráfego de veículos liberado a partir da tarde deste sábado (2), em função da retirada das instalações provisórias montadas para inauguração da obra.

63 mil veículos ganham rota alternativa
Atualmente, de acordo com a Transalvador, trafegam 2.030 veículos de carga diariamente na Avenida Bonocô, entre a Fonte Nova e o Iguatemi. Pela Via Expressa, os caminhões poderão trafegar durante todo o dia, sem restrições de horário. A restrição passa a vigorar na Bonocô.

Mas a via não servirá apenas para caminhões. Das dez faixas de rolamento, quatro serão para veículos de carga e seis para tráfego urbano. O trajeto entre o Porto e a BR-324 será reduzido em 3,2 mil metros e estima-se que ele poderá ser percorrido em pouco mais de cinco minutos. O fluxo estimado será de 63 mil veículos por dia – 3,5 mil de carga e 59,5 mil outros veículos.

Análise

Enquanto pedestres ainda andavam tranquilamente pelas faixas de rolamento, o CORREIO percorreu parte do trajeto nesta quinta (31) ao lado da arquiteta especialista em transporte e trânsito Cristina Aragón.

“Todos os caminhões que vêm da BR virão por aqui e também todos os veículos que saem do Cabula, de Pernambués, em direção ao ferry-boat, também deverão usar. Vai ficar ainda melhor quando estiver pronta a ligação da Luis Eduardo ao Acesso Norte”, observou.

Para a arquiteta, os resultados futuros da obra serão positivos, embora ela chame a atenção para a inexistência de uma solução definitiva para o trânsito. “O sonho da fluidez acabou. Eu gosto de falar em alternativa para o trânsito, porque solução não existe”.

Já o engenheiro especialista em trânsito Elmo Felzemburg diz que a via é importante para a cidade, principalmente a ligação entre Água de Meninos e os Dois Leões, iniciada há cerca de 15 anos, porém interrompida. “É uma via muito importante, mas não podemos esquecer que Salvador precisa de uma rede de vias rápidas”, afirmou.

Cinco anos

Para Aragón, o uso da Via Expressa e a melhoria no tráfego das vias que a margeiam é uma questão de tempo e adaptação. Ela estima que, pelos próximos cinco anos, os motoristas não devem enfrentar na via problemas de congestionamento, como se vê hoje nas avenidas Paralela e Luis Eduardo Magalhães. “Trânsito é oferta e procura. Por um tempo, ela vai descarregar, mas depois, com o próprio aumento da frota e a notícia de que as coisas estão melhores, as pessoas vão procurar andar mais”.

Para que a Via Expressa fosse construída, 650 imóveis foram desapropriados. Os que restaram certamente serão valorizados, segundo a especialista. Com a circulação intensa, novos estabelecimentos comerciais, restaurantes e bares devem surgir.

Os imóveis, para ela, também deverão ficar mais caros. Mas é preciso ter segurança. Segundo moradores, a iluminação é precária e os assaltos são constantes.

As novas vias beneficiarão, diretamente, moradores de Macaúbas, Baixa de Quintas, Caixa D’Água, Pau Miúdo, Cidade Nova, Vila Laura, Santa Tereza, Pernambués e Cabula. O trajeto da Via Expressa passa por Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte.

Além das vias, o trecho de 4,3 quilômetros ganhou três túneis – sendo um de dois andares -, 14 elevados, 3,2 quilômetros de ciclovias e duas passarelas (uma da Estrada da Rainha e outra na Heitor Dias).

Para os pedestres, no entanto, Cristina Aragón ainda vê algumas necessidades. Para ela, é preciso construir pelo menos uma passarela na Avenida Barros Reis, já que todos os veículos que saírem de Pernambués e do Cabula vão precisar fazer o retorno na avenida antes de acessar a Via Expressa ou seguir em direção ao Iguatemi.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) informou que linhas de ônibus devem passar por ali, mas o remanejamento ainda está sendo estudado e só ocorrerá quando a população for informada sobre os novos pontos e trajetos. A previsão é que as linhas que vão passar pela via sejam indicadas na licitação do transporte que a prefeitura pretende lançar em breve.

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