================================================

==================================================

CRÔNICA/CINEMA

Dolorosos segredos do passado

Maria parecida Torneros

Algumas vezes, a telona não só nos comove como detona em nossos sentidos, a conturbada e emocionante necessidade de questionar causas, estados angustiantes ligados, ou melhor, entranhados de passados e segredos. Este filme, que assisti há muitos anos, ainda me faz questionar os princípios inquietos da psicanálise freudiana que nos impõe a viagem dolorosa às dores de infância ou adolescência para a consequente libertação daquelas algemas atadas nos porões da mente que se prendeu lá atrás.

Barbra Streisand vive o papel da analista. Nick Note, o irmão da paciente que tenta varias vezes o suicídio. Juntos, buscam a causa da fragilidade emocional que envolve não só a mulher que se maltrata, mas, também o irmão que traz à tona o drama familiar de infância e a terapeuta que precisa de paixão, prisioneira que é de um casamento aparentemente feliz, onde vive a instabilidade de ser mãe de um adolescente necessitado de crescer e esposa de um artista narcisista que a sufoca.

Denso, o enredo é retrato de uma época. É um dossiê sintetizado da vida emocional de milhares de seres que seguem amarrados aos seus passados inconscientemente.
Os atores passam uma performance impecável. A música encanta, a história marca. Como as marés, no sobe e desce da vida, há dias em que a gente afrouxa os elos, e se permite boiar na calmaria de um mundo interior, que, antes de tudo, se perdoa, buscando exercer seu direito de se deixar levar na pasmaceira do dia a dia em torno do básico movimento respiratório. A gente respira fundo e recomeça a crer em si mesmo, na propria capacidade de se reinventar, para desfrutar de um universo misterioso, surpreendente e libertador, quando se desvenda, corajosamente, os segredos de ontem.

Cida Torneros , jornalista e escritora, mora no Rio de Janeiro. Edita o Blog da Mulher Necessária, onde o texto foi publicado originalmente.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos