set
27
Postado em 27-09-2013
Arquivado em (Artigos) por vitor em 27-09-2013 17:09


As capas da revista The Economist. Do lado esquerdo a de há quatro anos e do lado direito a mais recente./DN

=============================================

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DE PORTUGAL

Desde janeiro de 2011, quando tomou posse como presidente, que Dilma Rousseff não escrevia na rede social. Agora voltou para responder a um artigo da revista The Economist, no qual são colocadas em causa as políticas de seu governo, depois do Brasil ter sido um dos países em que a economia melhorou mesmo com a crise mundial.

Há quatro anos a revista fez uma capa na qual se via o Cristo Redentor preparado para levantar voo, retratando um país que enquanto Lula da Silva foi presidente viu a sua economia se fortalecer e com as políticas sociais a permitirem reduzir o nível de pobreza no Brasil. Nem com a crise o país decaiu, pois em 2010 a economia cresceu 7,5%. A revista realça ainda que para “acrescentar à magia” o Brasil recebeu a organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 (no Rio de Janeiro).

A The Economist recuperou essa mesma capa, mas desta feita aparece um Cristo Redentor a preparar-se para desabar. O artigo salienta que a economia cresceu apenas 0,9% em 2012 e este ano realizaram-se grandes protestos, como há muito não se via no país, “contra o custo de vida elevado, fracos serviços públicos e ganância e corrupção dos políticos. Refere ainda que Dilma Rousseff interfere muito mais do que o seu antecessor, Lula da Silva, na economia, o que deixa os investidores desconfiados. No artigo é sugerido que há poucas razões para reeleger Dilma Rousseff.

A presidente do Brasil resolveu responder ao trabalho de 14 páginas através do Twitter. A rede social foi uma aposta forte durante a campanha, mas quando tomou posse, em janeiro de 2011, Dilma Rousseff não mais escreveu, ainda que a conta tenha continuado ativa. Agora está de volta.

“Eles (The Economist) estão desinformados. O dólar estabilizou, a inflação está sob controle e somos o único grande país com pleno emprego. Somos a terceira economia que mais cresceu no mundo no segundo trimestre. Quem aposta contra o Brasil, sempre perde”, escreveu a líder do Brasil, citada pelos media brasileiros, que afirmam que foi confirmado pela assessoria de imprensa da presidente que foi Dilma quem escreveu.

Para marcar este regresso ao Twitter, Dilma Rousseff comentou ainda o caso de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) ao Brasil. “Países amigos não podem viver sob desconfiança. Um outro comportamento dos EUA para com o Brasil é necessário. Como disse na ONU. Vamos nos proteger. O novo marco civil da Internet vai ampliar a privacidade dos brasileiros.”

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2013
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30