set
23


Jaborandi: exemplo baiano de gestão de cidades

=====================================================

DEU EM A TARDE (EDIÇÃO IMPRESSA, NAS BANCAS)

Mesmo em meio a universo de 79% dos municípios com problemas, é possível encontrar exemplos que fogem à regra. Jaborandi, no Oeste da Bahia, tem população de 9 mil habitantes e é bastante dependente dos repasses constitucionais de recursos, como a maioria das cidades do estado da Bahia.

A diferença é ó nível A no Índice Firjan de Gestão Fiscal, que indica um ótimo nível de gestão.

O segredo? Por lá mudam os gestores, porém a linha administrativa permanece, diz o atual prefeito, Assuero Alves de Oliveira (PSDB), que substituiu este ano um adversário pólítico, José Dias da Silva (PMDB).

“Eu fui prefeito antes dele, depois ele veio e agora eu estou de volta e para nossa cidade é um orgulho dizer que independente de quem está à frente o município jamais teve contas rejeitadas”, diz.

Austeridade

O perfil de gestão de Jaborandi, independente do prefeito, é austero. Nada de muitos gastos com pessoal. A prefeitura compromete 42% do orçamento, bem abaixo dos limites da Lei de Responsabilidade fiscal.

Um resultado prático é a possibilidade de gastar acima da média em saúde e educação. “Nosso orçamento para a saúde é de 24%, acima da média”, destaca Oliveira.

Segundo ele, o segredo para administrar bem, mesmo dependendo de repasses, está numa postura conservadora na hora de fazer o orçamento e investir com recursos próprios. “Se eu precisar fazer uma estrada ou consertar uma ponte e não tiver dinheiro, a obra vai esperar”, diz.
Rigidez
Para o consultor em gestão municipal, Antônio Pimentel, no atual cenário de partilha dos recursos da Federação, não resta alternativa aos prefeitos de municípios pequenos à extrema rigidez.

“Isso gera problemas pois manter as contas em dia pode implicar na demissão de funcionários de um posto de saúde ou de uma escola. Onde é que o povo vai aceitar que uma prefeitura feche uma unidade para economizar?”, questiona.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2013
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30