set
16


Socorro aos feridos no ataque em Washington
Ultimo segundo-IG

=============================================

DEU NO IG

Um ataque a tiros em um prédio da Marinha dos EUA em Washington deixou ao menos 12 mortos, informou a chefe de polícia local Cathy Lanier. Segundo Cathy, um dos atiradores morreu e outros dois “potenciais” suspeitos vestidos com roupas em estilo militar ainda não foram localizados. Outras quatro pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave, incluindo um policial.

“Nossa maior preocupação agora é que temos outros potenciais atiradores ainda não localizados”, disse Cathy. Não ficou imediatamente claro se o número de mortos inclui o atirador.

O presidente dos EUA, Barack Obama, está sendo informado constantemente sobre os desdobramentos do caso por seus assessores, segundo a Casa Branca. Em pronunciamento, ele afirmou que os autores desse “ato covarde” seriam responsabilizados por tirar as vidas de “americanos patriotas”.

Dezenas de veículos da polícia e de equipes de socorro cercam o complexo do Comando de Sistemas Navais ao sul de Washington, localizado a menos de dois quilômetros do Capitólio e a cinco quilômetros da Casa Branca. A polícia pede que ninguém se aproxime do local enquanto as buscas pelos suspeitos continuam.

Autoridades ouvidas pela AP identificaram o atirador morto como um empregado da Marinha cujo status dentro da corporação mudou no início do ano. Enquanto essa evidência possa sugerir que o ataque foi motivado por questões de trabalho, autoridades não descartam outras possíveis causas, incluindo terrorismo.

Testemunhas descreveram um atirador disparando em uma cafeteria em um andar superior do prédio e um atirador disparando contra as pessoas em um corredor de outro andar. Não estava claro se as testemunhas descreviam o mesmo atirador.

Todd Brundidge, uma testemunha do incidente, disse à CNN que ficou cara a cara com um dos atiradores enquanto tentava fugir do prédio. “Ele apontou uma arma para nós e disparou pelo menos dois ou três tiros. Nós corremos pelas escadas para fugir do prédio e depois que a gente saiu ainda ouvimos tiros no prédio.”

Segundo Brundidge, o atirador estava vestido de azul. Terrie Durham, outra testemunha, acrescentou: “Ele mirou no alto e errou. Ele não falava nada. Assim que eu percebi que ele estava atirando, apenas dissemos: ‘Saia do prédio’.”

Rick Mason disse que um atirador disparou em um corredor do quarto andar, do lado de fora do sua sala. Ele disse que o atirador estava mirando para baixo, para as pessoas que estavam na cafeteria do prédio. Mason disse que ele podia ouvir os tiros, mas não conseguiu ver o atirador. Mason disse que há muitas medidas de segurança até chegar ao andar de seu escritório. “(Isso) me faz pensar que deve ter sido alguém que trabalha aqui”, disse.

Patricia Ward disse que ela estava na cafeteria. “Foram três tiros diretos – pop, pop, pop. Três segundos depois, foi pop, pop, pop, pop, pop, então foi um total de sete tiros, e nós começamos a correr.”

Nesta segunda-feira, a Marinha dos EUA informou que tiros foram disparados por volta das 8h20 do horário local (9h20 em Brasília) e que cerca de 3 mil funcionários trabalhavam no prédio do Comando de Sistemas Navais no momento do incidente.

Helicópteros sobrevoaram a sede e alguns chegaram a aterrissar no teto do prédio. O Gabinete Federal de Aviação disse que chegou a suspender por um breve momento as partidas do Aeroporto Nacional Reagar. Seis escolas públicas foram fechadas por precaução e o Senado suspendeu a sessão desta segunda em razão do incidente.

Um comunicado do Pentágono informou que a segurança foi reforçada e acrescentou: “Secretário ( Chuck ) Hagel está seguindo de perto a situação e garantiu que a Marinha fornecerá quaisquer capacidades ou fontes necessárias para ajudar a comunidade da Marinha de Washington superar esse evento.”

O Comando de Sistemas Navais é o maior dos cinco sistemas e recebe 25% de todo o orçamento da Marinha dos EUA. O comando contrói, compra e mantém os navios e submarinos da Marinha, além de seus sistemas de combate.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2013
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30