ago
01


Temas das ruas devem chegar ao plenário

=====================================

DEU NO IG

Após 30 dias de recesso, os deputados baianos retomam o trabalho na manhã de hoje, com a realização de sessão ordinária no plenário da Casa. Findado o descanso, é hora de colocar em pauta, conforme prometido, propostas de forte apelo popular, a exemplo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com a reeleição para o cargo de presidente da Casa, que, conforme informações de bastidores, ainda não seria consenso entre os deputados.

Acabar com o voto secreto no Legislativo, reivindicação colocada à mesa durante as manifestações que tomaram conta da capital baiana e do país, também está no rol das matérias que aguardam apreciação.

Ainda na lista, está o projeto de lei que garante aos professores da rede estadual de ensino o uso de um terço da carga horária destinada à realização de atividades de planejamento, fora da sala de aula, encaminhado pelo governador Jaques Wagner (PT), no último dia 15.

Contudo, a expectativa, segundo circula nos corredores da AL, é de que os projetos importantes só entrem na ordem do dia após a segunda semana de agosto, afinal, já consta na programação do Legislativo a sétima sessão do programa Assembleia Itinerante no município de Paulo Afonso, marcada para o dia 7. E no dia seguinte, dia 8, às 14h45, no auditório do anexo Senador Jutahy Magalhães, acontecerá audiência pública com os integrantes do Movimento Passe Livre para discutir o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana.

O líder do governo, deputado Zé Neto (PT), se diz a favor do projeto de lei que pede a abertura dos votos, capitaneado pela correligionária Luiza Maia, porém defende um debate mais amplo.

Conforme o líder, a Assembleia precisa, de fato, sentar-se à mesa e discutir a matéria. “O que não podemos é sermos pautados por interesses particulares da mídia”, ponderou. Quando o assunto foi o fim da reeleição para o cargo de presidente, Zé Neto preferiu cautela, embora tenha se mostrado favorável. “Penso, particularmente, que tem que haver limites, mas é preciso consenso”.

O presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, por sua vez, afirmou que a expectativa para a retomada dos trabalhos é das melhores e que buscará o apoio das lideranças partidárias para ordenar uma pauta de votação de matérias do interesse dos baianos e de projetos de lei de iniciativa parlamentar.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • agosto 2013
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031