maio
31

DEU NO IG

A visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao Brasil confirmou o estreitamento de laços entre os dois países em comparação com a gestão Luíz Inácio Lula da Silva. Em pronunciamento oficial nesta sexta-feira (31) em Brasília, Biden reforçou o exemplo da democracia brasileira e afirmou que quer aprender com o País e firmar entendimentos para “multiplicar por sete” o comércio entre os dois países.

Dilma conversou com vice-presidente americano Joel Biden por 40 minutosDurante a sua passagem pelo Brasil, Biden visitou o Rio de Janeiro e nesta sexta-feira teve um encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT) e almoçou com o vice-presidente, Michel Temer (PMDB). Entre as conversas, Biden reforçou a importância do Brasil no cenário internacional, principalmente por conseguir aliar os princípios do liberalismo e do estado social, tendo como principal exemplo o programa social Bolsa Família. Biden também reforçou os elogios em relação às políticas de combate à violência contra a mulher. Geopoliticamente, citou como positiva a posição do governo brasileiro de ratificar sua posição contra a guerra civil na Síria, o mesmo posionamento dos norte-americanos.

Já na área econômica, Biden disse que quer trocar informações com o País, principalmente as relacionadas à tecnologia empregada na área energética, já que o Brasil caminha para a sustentabilidade após descoberta do pré-sal. Nessa área, os EUA ofereceram tecnologia para ajudar a explorar áreas ultraprofundas, citando, por exemplo, o trabalho de exploração de gás de xisto.

Os EUA também já sinalizam com outras formas de flexibilização das regras para imigração e intensificação dos intercâmbios educacionais, principalmente por conta do programa Ciência sem Fronteiras, que hoje concede 5.028 bolsas de pós-graduação e graduação para estudantes brasileiros nos EUA. O vice-presidente brasileiro, do outro lado, reiterou os pedidos para que o Brasil tenha um assento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e apoio para que São Paulo seja escolhida como cidade sede da Expo 2020, exposição universal com pavilhões nacionais de vários países. A capital paulistana compete com Dubai (Emirados Árabes) e Izmir (Turquia). O Brasil nunca realizou uma Expo, que é realizada desde o século 18.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Maio 2013
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031