maio
09
Postado em 09-05-2013
Arquivado em (Artigos) por vitor em 09-05-2013 12:14

==================================================================


DEU NA REVISTA DIGITAL TERRA MAGAZINE

POR MARINA DIAS

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou ontem (8) que não vê “perspectivas de descontrole inflacionário” para 2014 no Brasil e elogiou a política de redução de juros do governo Dilma Rousseff. Durante palestra promovida pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o tucano falou por mais de uma hora sobre o que chamou de “análise crítica” da política econômica brasileira nos últimos dez anos, período em que o país foi governado pelo PT.

“Foi bom ter baixado os juros, também porque tinha um custo fiscal fenomenal. E não tem por que ser diferente. Não acredito que isso vá resolver a questão da inflação, que está relacionada aos preços relativos, mas não vejo a inflação explodindo”, afirmou Serra.

A declaração do tucano vai contra a do senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato do partido à Presidência da República no próximo ano e desafeto conhecido de Serra. Aécio afirmou em evento do Dia do Trabalho, na capital paulista, que o governo Dilma havia perdido o controle da inflação e que estava sendo “leniente” com o tema.

A palestra, marcada para às 18h30, teve início às 19h10, com a execução do hino nacional. Apesar dos dois copos de água à disposição em cima da mesa, o ex-governador pediu para que fosse comprada uma lata de coca-cola zero. “As perguntas podem ser feitas por escrito”, anunciou o professor da FEA-USP Fabio Loti Oliva. Serra, porém, intercedeu. “Pode fazer verbalmente, contanto que não seja sobre eleições”.

O tucano afirmou que o Brasil seguiu uma tendência de “crescimento lento e modesto” na última década, “de 3% ao ano e olhe lá”. Para ele, o modelo de expansão está diretamente ligado ao consumo e isso não configura um crescimento equilibrado. Segundo ele, o país não faz investimento público, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, além de não ter capacidade para atrair investidores do setor privado.

Durante sua exposição, Serra disse que, além do crescimento lento, o Brasil decaiu quando o assunto é exportação. “Achar que o país vá viver de commodities e que isso salvará a economia é delirante. Não há economia mundial para absorver as commodities”, explicou.

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 9 Maio, 2013 at 16:16 #

Bem,nada entendo de economia. Tinha inveja do amigo Valverde, quando editor do Jornal da Bahia, pela erudição na matéria. Idem para a Míriam Leitão,papisa no assunto. Mas dizer que não a inflação não está explodindo…?!!! Faço supermercado semanalmente e estou perplexa com a escalada dos preços. Aliás, onde Serra fazas compras?


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Maio 2013
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031