maio
02


Stuart Hall:demitido hoje pela BBC
====================================================

O apresentador e comentarista da BBC Stuart Hall, 83 anos, admitiu a culpa em 14 casos de abusos sexuais, um deles envolvendo uma criança de 9 anos. A cadeia de televisão já veio a público repudiar o comportamento do colaborador e mostrar solidariedade com as vítimas.

Os casos que chegaram ao tribunal britânico aconteceram entre 1967 e 1985 e em tribunal o comentarista é descrito como um “predador oportunista”. Stuart Hall começou por considerar as acusações como falsas mas acabou por admitir que as mulheres que o acusavam diziam a verdade.

O procurador do ministério público inglês Nazir Afzal disse que Stuart Hall foi levado a tribunal porque “a prova das vítimas estabelecia um padrão de comportamento que nenhuma explicação inocente podia ser dada”. E continuou: “As vítimas não se conheciam e quase duas décadas separam a primeira e a última tentativa de abuso mas quase todas as vítimas, incluindo uma que tinha nove anos na época dos acontecimentos, davam versões muito semelhantes. Fosse em privado ou em público, Hall aproximava-se a pretexto de ajudar a vítima”.

Hall saiu em liberdade do tribunal e conhecerá a sentença no dia 17 de junho e através de uma agência de comunicação admitiu a sua culpa e pediu desculpa “lamentando profunda e sinceramente” os seus atos, às vítimas e à família.

O locutor tinha sido suspenso da BBC, onde trabalhava em dezembro, quando as acusações vieram a público e foi despedido formalmente esta quinta-feira, dia 2. A estação de televisão declarou-se “estarrecida” com os factos. “Continuaremos a trabalhar com a polícia nesta e em outras investigações que levem a cabo”, disse um porta-voz da BBC, citado numa notícia da própria estação.

(Com informações do Diário de Notícias. de Lisboa, e agências internacionais de notícias)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Maio 2013
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031