abr
14
Postado em 14-04-2013
Arquivado em (Artigos) por vitor em 14-04-2013 11:37


Venezuela. hoje, 14. Foto Reuters/DN
================================================

Deu no Diário de Notícias, de Lisboa

Quase 19 milhões de venezuelanos escolhem hoje o Presidente que dirigirá a Venezuela até 2019, sucedendo ao carismático Hugo Chávez, que se manteve no poder durante 14 anos, até morrer em 05 de março.

Mais do que a eleição do novo chefe de Estado venezuelano, as eleições presidenciais antecipadas de hoje são vistas por analistas locais como um verdadeiro “referendo” sobre a continuidade da construção do “socialismo bolivariano do século XXI”, idealizado por Chávez.

As presidenciais serão disputadas por sete candidatos mas a verdadeira luta centra-se em Nicolás Maduro, indicado por Hugo Chávez como seu sucessor, e Henrique Capriles Radonski, o líder em volta do qual se coligaram vários partidos da oposição para enfrentarem Hugo Chávez nas anterioes eleições, realizadas em 07 de outubro de 2012.

Henrique Capriles Radonski perdeu, mas a morte de Hugo Chávez gerou nova oportunidade eleitoral para as forças da oposição tentarem chegar ao poder.

A votação de hoje decorre entre as 06:00 locais e as 18:00 , com as forças armadas da Venezuela mobilizadas para garantirem a segurança.

Nos cadernos eleitorais estão registados 18.9 milhões de eleitores, que votarão em 13.638 secções de votação.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos