Correição no TJ-BA começou esta segunda-feira,8
Foto:G1 (Ruan Melo)

============================================================

DEU NO G1-BA

As unidades administrativas e judiciais do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) são alvos de um processo de correição, feito pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desta segunda-feira (8) até a sexta-feira (12). Serão inspecionados denúncias de corrupção, improbidade administrativa, nepotismo cruzado e deficiência de pessoal, além dos setores de precatórios, recursos humanos, de informática, de licitações e de contratos.

O descumprimento de determinações da Corregedoria após inspeção de julho de 2012 na Bahia é um dos motivos da inspeção. “São verificados todos os atos administrativos e judiciais que, por ventura, eles queiram. Após 15 dias, eles fazem um relatório e nos encaminham, mostrando se há alguma deficiência”, explicou o presidente do TJ-BA, o desembargador Mario Alberto Hirs. Na ocasião, a Corregedoria chegou a apontar que a Justiça baiana avançou 40% em quatro anos.
saiba mais

CNJ estipulou prazo para 15 tribunais prepararem concurso para cartórios
CNJ avalia avanço de 40% na atuação da Justiça baiana em quatro anos
Corregedoria do CNJ faz revisão de inspeção no Tribunal de Justiça da BA
Tribunal de Justiça da Bahia divulga lista com salário dos funcionários

É a terceira correição realizada na Bahia. Segundo o corregedor Nacional de Justiça, o ministro Francisco Falcão, há a expectativa de contar com o apoio do Tribunal no trabalho.”Precisamos averiguar e, para isso, é que nós estamos fazendo a correição. Não tenho nenhuma dúvida que vamos contar aqui com o apoio”, afirmou.

As deficiências encontradas devem ser corrigidas pelo TJ sob orientação do CNJ. “Quando há alguma falha, algum resultado negativo, eles advertem para que a gente conserte, para que se resolva o problema”, acrescentou o desembargador e presidente do Tribunal.

Segundo o ministro do CNJ, o papel da corregedoria não é só apontar os erros, mas orientar para que as deficiências sejam resolvidas. “Feita a inspeção, vamos ter uma conversa com o presidente, o corregedor do interior. O papel da corregedoria não é só um papel disciplinar, é um papel orientador”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos