Thatcher: a conservadora que revolucionou o Reino Unido

===================================================

A ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, 87 anos, morreu hoje, anunciou o seu porta-voz.Um Acidente Vascular Cerebral (Derrame) causou a morte de uma das mais firmes e poderosas governantes que o mundo já conheceu;

A conservadora Margaret Thatcher, conhecida como a “Dama de Ferro”, governou o Reino Unido entre 1979 e 1990.

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que a sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu esta manhã, após um ataque”, declarou Tim Bell.

Primeira mulher a ser eleita para a chefia de um Governo, Margaret Thatcher (nascida Margaret Roberts, filha de um comerciante de mercearia), foi eleita deputada por Finchley, no Norte de Londres, em 1959, tendo-se retirado da Câmara dos Comuns em 1992.

Ministra da Educação, desafiou e derrotouo primeiro-ministro Edward Heath na corrida à liderança do Partido Conservador em 1975. Venceu as eleições gerais de 1979, 1983 e 1987.

Durante os anos que passou no Governo, Thatcher privatizou vários setores da economia britânica e liderou o país durante a guerra das Malvinas/Falkland, onde marcou uma de suas maiores vitórias militar e política, que contribuiu para humilhar, enfrquecer e pressar a derrubada da sangranta ditadura implantada pelos generais na Argentina)

(Postada por Vitor Hugo Soares, com informações do Diário de Notícias, de Portugal e da Reuters)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos