mar
07
Postado em 07-03-2013
Arquivado em (Artigos) por vitor em 07-03-2013 12:55

==============================================

Do G1 PE

O artista plástico baiano Luiz Jasmin, de 72 anos, faleceu no início da manhã desta quinta-feira (7), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. De acordo com a unidade de saúde, ele estava internado há 47 dias e apresentava um quadro irreversível de câncer. Jasmin estava recebendo cuidados paliativos no hospital e faleceu por volta das 6h40, na enfermaria.

De acordo com Newton Bezerra, companheiro de Luiz há 34 anos, o artista se operou em 2011 de um sarcoma de coxa, um tipo perigoso de câncer, e desenvolveu uma metástase irreversível. Ele conta, ainda, que o artista fez cerca de 60 desenhos enquanto estava internado e tinha vontade de fazer uma exposição em homenagem ao Imip, onde era muito querido por todos os funcionários.

Luiz Jasmin veio para Pernambuco no dia 2 de fevereiro de 1980 e criou laços na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, onde morava desde então e mantinha um restaurante. “Ele veio para passar o mês, mas esqueceu de voltar. Apaixonou-se por Itamaracá e ficou”, brinca Newton. Na Fliporto de 2012, Luiz Jasmim chegou a lançar o livro “Mulheres Encantadas”, uma autobiografia focada nas mulheres da vida do artista, desde a amamentação. “É um livro maravilhoso, ele era um grande artista”, afirma o companheiro.

O velório vai acontecer na Câmara de Vereadores de Itamaracá, às 13h, e o enterro será na Igrejinha de Vilha Velha, também em Itamaracá, às 17h.

—————————————————————-

Be Sociable, Share!

Comentários

maria helena rr de sousa on 7 Março, 2013 at 13:46 #

Sinto muito. Era um grande desenhista. E excelente retratista.


gillson on 7 Março, 2013 at 15:21 #

A Bahia e os baianos perdem um dos seus mais geniais artistas. Como o saudoso Aldemir Martins, mestre do bico de pena, Jasmin, sem trocadilho, fazia da sua arte perfume. Dos bons. Deus o tenha, conterrâneo.


MARCELLO FONTES on 7 Março, 2013 at 18:57 #

Um grande artista e pessoa de bom humor incrivel,grande amigo.Deus estará ao seu lado


Fátima Oliveira on 7 Março, 2013 at 19:54 #

Que Deus te abençoe aonde vc estiver Tio Luiz! Receba o nosso carinho.


Isidoro Guedes on 11 Março, 2013 at 11:17 #

Tive a honra de conhecer a obra de Luiz Jasmin visitando sua casa e ateliê na Ilha de Itamaracá, com um grupo de alunos de Ensino Médio do SESI-PE, no tempo em que lecionava naquela instituição. Foi uma satisfação imensa conhecer a obra desse grande artista que se vai.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos