Stefano Rellandini/Reuters/PÚBLICO

===========================================

DEU NO “PÚBLICO”, DE PORTUGAL

Doze dos 117 cardeais que vão participar no conclave para escolher o futuro Papa não estão ainda no Vaticano e não participaram na primeira congregação de preparação para o processo eleitoral que decorreu na manhã desta segunda-feira.

Alguns dos cardeais já informaram o Vaticano que deverão chegar, o mais tardar até terça-feira. Um dos cardeais em falta é Keith O’Brien, que se demitiu do mais alto cargo da Igreja Católica no Reino Unido depois de ter admitido que cometeu “actos impróprios” num caso de alegados abusos sexuais.

Numa conferência de imprensa realizada depois da primeira congregação, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, informou que não existe ainda uma data para o início do conclave, sendo que enquanto um dos critérios obrigatórios para a sua realização não estiver cumprido este não poderá realizar-se. Um deles é a presença necessária de todos os 117 cardeais eleitores e elegíveis. Esta segunda-feira, essa condição ainda não esta reunida, já que doze dos cardeais que deverão participar no conclave ainda não tinham chegado ao Vaticano.

No encontro desta manhã, na sala do Sínodo dos Bispos, estiveram presentes 142 dos 207 cardeais da Igreja Católica, incluindo os que não irão participar no conclave por terem mais de 80 anos. Por exemplo, no caso de Portugal, que tem três cardeais, D. José Saraiva Martins participa nas congregações mas não poderá escolher o futuro Papa por ter ultrapassado a idade máxima possível. Apenas D. José Policarpo e D. Manuel Monteiro estarão presentes na eleição.

A primeira congregação, à semelhança de todas as que irão acontecer, decorreu à porta fechada e as únicas informações sobre a ordem de trabalhos foram reveladas em conferência de imprensa pelo porta-voz do Vaticano. Segundo Federico Lombardi, a congregação decorreu num “ambiente caloroso, sereno e de uma grande comunhão espiritual”. Aos cardeais foi proposto por D. Angelo Sodano, que preside ao Colégio Cardinalício, que fosse redigida uma mensagem dos cardeais ao agora Papa emérito Bento XVI. Foram também eleitos os cardeais Giovanni Battista e Crescenzio Sepe para apoiar o camerlengo D. Tarcisio Bertone na administração da Igreja durante três dias.

A questão dos cardeais ainda ausentes e a polémica em torno do cardeal Keith O’Brien dominaram grande parte da conferência de imprensa, a única prevista para esta segunda-feira. O arcebispo de Edimburgo Keith O’Brien renunciou ao cargo depois de ter sido acusado de “actos impróprios” por três padres e um antigo sacerdote cometidos. No domingo, admitiu que a sua conduta sexual ficou em tempos “abaixo do que seria esperado”. “Quero aproveitar esta oportunidade para admitir que houve tempos em que a minha conduta sexual ficou abaixo dos padrões que eram esperados de mim enquanto padre, arcebispo e cardeal”, assumiu.

O cardeal Keith O’Brien poderá vir a ser alvo de um inquérito por parte do Vaticano, que para já não faz mais comentários ao caso do ex-arcebispo de Edimburgo. A acontecer um inquérito, este não deverá realizar-se antes da eleição do novo Papa.

Com a sua demissão enquanto arcebispo de Edimburgo por envolvimento neste escândalo e com a confirmação de não irá conclave, o Reino Unido fica sem voz na escolha do futuro Papa. Questionado sobre ausência do cardeal Keith O’Brien no conclave, confirmada pelo próprio, o Vaticano admitiu que não se sabe como será formalizada mas ficou assente que se algum dos cardeais não estiver presente perde o direito de participar no conclave. Nada mais foi avançado sobre o caso no encontro com os jornalistas esta segunda-feira.

Pedido um balanço da primeira congregação, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, considerou-a “positiva, serena e promissora quanto a uma discussão intensa sobre as necessidades da Igreja no futuro”. O próximo encontro com os jornalistas está previsto para as 13h00 de terça-feira, após a terceira congregação.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos