========================================
O’Brien:renúncia e afastamento do colégio
eleitoral que escolherá o sucessor de Bento XVI

==========================================

O cardeal Keith O’Brien renunciou ao cargo de arcebispo de St. Andrews e Edimburgo depois de acusações, que ele nega, de comportamento impróprio para com vários padres na década de 1980.

O Vaticano já confirmou a renúncia da mais alta autoridades da Igreja Católica no Reino Unido. “O Papa Bento XVI aceitou a 18 de fevereiro a demissão do sua eminência o cardeal O’Brien do governo da arquidiocese de St. Andrews e Edimburgo”, anunciou a igreja católica. O’Brien fica assim afastado da eleição do próximo Papa e o Reino Unido não contará com nenhum representante no conclave.

O semanário ‘The Observer’ revelou que três padres e um antigo sacerdote se queixaram do comportamento impróprio do cardeal ao representante do Papa no Reino Unido, núncio Antonio Mennini, na semana antes de 11 de fevereiro, quando o Bento XVI anunciou que se iria afastar.

O ex-padre revelou que O’Brien se aproximou dele em 1980, depois das orações da noite, quando era seminarista no Colégio St. Andrews. Quando O’Brien chegou a bispo, resolveu deixar de ser padre. “Eu sabia que ele iria ter sempre poder sobre mim. Pensaram que eu tinha deixado de ser padre para casar. Não o fiz. Sai para preservar a minha integridade”, terá revelado ao núncio.

Os outros padres falam em comportamento impróprio após as orações da noite, depois de uma noite de bebedeira e durante uma visita do cardeal à paróquia.

(Com informações do jornal português Diario de Notícias)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2013
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728