=============================================

OPINIÃO POLÍTICA

Nilo reforça posição

Ivan de Carvalho

Não é o único motivo, mas até por acontecer hoje o fim do recesso parlamentar e, a partir das 10 horas, sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa com a presença do governador Jaques Wagner, que lerá sua mensagem anual, valem referências a declarações do presidente do Poder Legislativo, deputado Marcelo Nilo, à Rádio Sociedade e registradas no site Política Livre.

Cumpre antes lembrar que no dia 1º de fevereiro, Marcelo Nilo, em votação secreta, obteve pela quase totalidade dos votos – com apoio de todos os partidos representados na Assembléia e sem candidato concorrente – o quarto mandato consecutivo de presidente do Legislativo. Isso demonstrou, faça-se que análise se queira fazer, capacidade de articulação e de obter alto grau de satisfação junto aos seus pares, tanto governistas quanto oposicionistas.

Prova disso é que o PT – o partido que está no comando do governo estadual, por intermédio de sua bancada na Assembléia, onde é a mais numerosa – desejava o cargo e sonhou com ele até o limite, mas acabou dando o braço a torcer, ante a evidência de que não havia condições de brigar com a realidade e mudá-la em seu proveito. O PT finalmente apoiou Marcelo Nilo, do PDT, e adiou, mais uma vez, sua pretensão de presidir a Assembléia.

Isto posto, vamos ao núcleo das declarações do presidente da Assembléia à emissora de rádio. Ele já proclamara há meses que é candidato a governador e se esforçará para viabilizar sua candidatura, objetivo no qual está trabalhando intensamente, mas só a manterá se tiver o apoio do governador Jaques Wagner. Ontem, acrescentou a isto que, se não for escolhido para candidato a governador, não aceita outra vaga na chapa governista às eleições majoritárias previstas para 2014.

Vale citá-lo textualmente: “Há dois anos, o governador me convidou para ser candidato a senador na sua chapa, com apenas duas vagas, e eu não quis. Não existe a menor possibilidade de eu ser vice, não é o meu estilo e não quero ser vice”.

Completando, ele repisou que respeitará a opção que Jaques Wagner adotar, mas afirmou que a escolha de um candidato a governador petista pela coalizão governista não é uma imposição. “O presidente (do PT) Jonas Paulo disse hoje (ontem) para a Tribuna da Bahia que o candidato será do PT, mas ele tem que trabalhar pelo PT. O Alexandre Brust, presidente do meu partido, trabalha pelo PDT. Agora, o coordenador será Jaques Wagner”, disse, observando que tem permanente contato com o governador e que “o PT tem a preferência, mas não tem a exclusividade”.

Outras coisas disse Marcelo Nilo, em reforço e acréscimos secundários ao já citado, mas deixa no ar uma questão. Até aqui, ele não havia feito acompanhar as declarações de que é candidato ao governo com as de que não aceita outro lugar na chapa, inclusive enfatizando a negativa para a hipótese de ser candidato a vice-governador.

Sua iniciativa de ontem parece um esforço para desmontar interpretações, que provavelmente terá detectado, de que está se colocando como candidato a governador como parte principal de uma estratégia para acabar figurando na chapa como candidato a vice. Tais interpretações, caso prosperem, certamente reduziriam o que julga ser seu potencial de se viabilizar como candidato a governador. Daí, pode-se inferir, a ênfase das declarações de ontem, que põem em xeque essa espécie de interpretação, reforçando o posicionamento de aspirante ao cargo de governador – até o momento, o único ostensivamente confesso na área governista, embora, claro, não o único existente.

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 15 Fevereiro, 2013 at 15:15 #

Caro Ivan, sou sua fã, mas o alto grau de articula$ão todo mundo conhece.


rosane santana on 15 Fevereiro, 2013 at 15:16 #

Correção: desculpem o erro de digita$ão. Meu teclado tem problema$.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2013
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728