=======================================

Várias instituições de ensino superior, de diferentes regiões do País, publicaram notas de pesar em suas páginas na internet, pela tragédia em Santa Maria, que vitimou dezenas de estudantes da tradicional universidade gaúcha.

Na página da Universidade Federal da Bahia (até às 17h desta segunda-feira, nenhuma referência ao assunto.

==============================================================

Diversas universidades federais do Brasil manifestaram, nesta segunda-feira (28), pesar pelos jovens universitários mortos no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, na madrugada de ontem.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comparou o seu histórico ao da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que foram fundadas no mesmo ano. Segundo nota publica na internet, a inauguração das instituições deu nova fisionomia às cidades, “atraindo milhares de estudantes para a cidade e movimentando os cenários político, econômico e cultural”:

“Por isso, neste momento de intensa dor pela perda prematura de dezenas de vidas, a UFJF se expressa sobre a tragédia, compartilha a tristeza imensurável, e se dispõe a cooperar de todas as formas para que a comunidade de Santa Maria e toda a sociedade brasileira encontrem forças para renascer e celebrar o dom divino da vida humana.”, diz o texto.

A Universidade Federal do Amazonas também expressou condolências: “A fatalidade vitimou mais de duzentas pessoas, a maioria composta por estudantes universitários”.

Em nota publicada no site da Universidade Federal do Ceará (UFC), a instituição cobra maior fiscalização:

“O incêndio que destruiu uma discoteca local, na madrugada de domingo, ceifou também a vida e os sonhos de um grande número de estudantes universitários (…) Não só pelo número de mortos, mas pelas circunstâncias que cercaram o sinistro, este é um acontecimento que permanecerá indelével, por muito tempo, em nossas mentes. Enquanto arder essa chama, que se lamentem os mortos e que se redobrem os cuidados para que tragédias semelhantes jamais ocorram em nosso país.”

Federais do Rio se solidarizam com Santa Maria

No Rio, as universidades federais do Rio (UFRJ), Fluminense (UFF) e Rural (UFRRJ) também divulgaram notas de pesar.

A UFRJ lamentou a perda dos estudantes, se referindo à Universidade de Santa Maria como uma “coirmã”.

“A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lamenta profundamente a tragédia, ocorrida no domingo, 27/1/2013, em Santa Maria – RS, que resultou na morte de mais de duas centenas de jovens, a grande maioria estudantes de nossa coirmã Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com imensurável pesar, a UFRJ vem prestar sua solidariedade a todos os atingidos, direta ou indiretamente, pela fatalidade, em especial aos familiares das vítimas e à comunidade da UFSM”.

Já a UFRRJ afirmou que “solidariza-se, neste momento de dor e tristeza para toda a população do município de Santa Maria (RS), em especial, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela tragédia que vitimou mais de duas centenas de jovens, a maioria estudantes da UFSM”.

A UFF, por sua vez, disse que : “o Brasil amanhece de luto, após a tragédia que se abateu sobre a cidade gaúcha de Santa Maria e vitimou mais de 200 pessoas, na madrugada deste domingo, 27 de janeiro. É com tristeza e pesar que a Reitoria da Universidade Federal Fluminense, em nome da comunidade acadêmica, presta solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas, em sua maioria estudantes universitários da região”.

(Com informações do portal Globo.com )

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos