===========================================================


CRÔNICA
Tambores na alma

Gilson Nogueira

A vida canta, batuca e dança na Bahia. Melhor dizendo, em Salvador, a capital do berimbau. A Lavagem do Bonfim provou isso, quinta-feira passada, mais uma vez. Amém!

Com o propósito de dizer que Deus brincou de beleza quando criou o Rio de Janeiro e que fez do baiano o povo mais caloroso do mundo, inicio esse texto para informar que, nos meus 67 anos de Carnaval, jamais presenciei, no cortejo da Lavagem do Bonfim, tantos abraços, tantos beijos, tanta alegria, tanta gente feliz.

No final da tarde, depois de ter ido, a pé, agradecer ao Pai, tive o prazer de presenciar o desfile sensual de morena espetacularmente elegante no seu colant branco.

Sentei-me no meio fio e respirei fundo. Não é possível, aquela moça estava fantasiada de bunda, a bunda mais bonita que meus olhos já viram!, delirei.

E caminhei.

Perto do Edifício São Paulo, vi garis vestidos com macacões verdes fazendo da vassoura instrumento de festa e esperança. Eles limpavam o que a folia deixara para trás e fizeram-me acreditar que a Prefeitura Municipal da capital do berimbau vai dar um jeito na cidade de Oxum.

Antes de chegar em casa, mastiguei, na lembrança, o embalo da muvuca que participei em direção à Colina Sagrada, onde está a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim.

Cansado, admirando um transatlântico deslizar saudades na Baía de Todos os Santos, dei-me recordando as festas de largo da terra onde nasci, onde os abraços e beijos eram compartilhados em total comunhão com o descompromisso.
Lembrei do Vat 69, do Broco do Jacu, do Amigos do Barão, do tempo em que a rapaziada fazia do samba oração em completo estado de encantamento. Era o ecumenismo etílico fervoroso em sintonia com a bateria da fé.
Salve Oxalá!

Termino a crônica ouvindo, no centro do meu juízo, os tambores do Muzenza dizendo-me, não há terra mais linda, não há. Axé, rapaziada!

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador da primeira hora do BP

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos