===========================================================


DEU NO EL PAÍS

O jornal espanhol EL PAÍS retirou esta madrugada de sua página web uma foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agencia informativa (Gtres Online) havia fornecido importante diário de Madrid afirmando que se tratava de Hugo Chávez, presidente de Venezuela. Chávez se encontra hospitalizado em Cuba depois de ter sido operado de um câncer cujas características o gobierno venezuelano não informa com precisão.. A foto permaneceu na página web do jornal aproximadamente uma meia hora.

No texto que acompanhava a foto se afirmava que EL PAÍS não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o lugar e a data em que havia se realizado a fotografía. Depois de constatar que a imagen ofrecida no correspondía a Chávez, EL PAÍS paralizou a distribucção impressa e enviou uma nova edição aos pontos de vendas. O incidente pode ocasionar que a edição impressa do diário com a data de hoje , quinta-feira, 24 de janeiro não esteja disponível em algumas bancas de jornais , tanto na Espanha como no exterior.

EL PAÍS pede desculpas a seus leitores pelo prejuizo causado.. O diário abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do acontecido e os erros cometidos na verificação da fotografía. Gtres Onilne é uma agência gráfica com a qual EL PAÍS trabalha há vérios anos e qur representa na España a outras agênciaa internacionais.

(Texto publicado na editoria Internacional de El Pais, traduzido pera o Bahia em Pauta)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos