Festa da Purific\ação em Santo Amaro/IG-TB

=======================================================

DEU NO IG-TRIBUNA DA BAHIA

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Zezé di Camargo e Luciano, Geraldo Azevedo, Targino Gondim, Chiclete com Banana, Baby do Brasil, Margareth Menezes e Angela Ro Ro, são apenas alguns dos grandes nomes da música popular brasileira, que irão se apresentar
na Festa de Nossa Senhora da Purificação, na cidade de Santo Amaro, entre os dias 25 de janeiro e 02 de fevereiro.

Esse ano o encontro festivo vai prestar uma homenagem mais que especial ao centenário de duas personalidades brasileiras: Luiz Gonzaga, o rei do baião, e, Vinícius de Moraes, o poeta da paixão.

“Ser feliz é para quem tem coragem”, essa frase dita por Dona Canô retrata o espírito de alegria e fé que permeou os 105 anos de vida, dessa que foi a santamarense mais ilustre de todas.

E são exatamente essas as marcas que vão estar presentes nos festejos do município que fica localizado no recôncavo baiano.

“Essa é a festa que Dona Canô mais gostava. Ela tinha uma alegria e uma satisfação muito grande em ter a cidade movimentada e aquecida.

E aproveitava esse acontecimento para fazer suas reivindicações a favor de Santo Amaro. Se arrumava toda, ia para a igreja todos os dias e depois ainda queria assistir aos shows, ano passado viu Moreno Veloso se apresentar e adorou.

É nossa responsabilidade fazer com que a festa esse ano seja a mais linda” diz Rodrigo Velloso, secretário de cultura do município e filho de Dona Canô.

Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantem firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação.

A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.

Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias.

Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra.

Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.

“Essa é uma das poucas festas de largo que trazem em sua programação a união da manifestação cultural, com a música popular brasileira e a música de sucesso atual.

Essa diversidade cultural que existe em Santo Amaro é confirmada na grade de apresentações. Nossa ideia é deixar a festa sempre mais charmosa”, diz o cantor e compositor J. Velloso, que assina a curadoria musical do evento.

Buscando não trazer impactos aos antigos casarões instalados nas ruas da cidade, e reforçando a segurança necessária para um evento desse porte, a Prefeitura Municipal de Santo Amaro criou desde o ano passado um novo circuito para os desfiles dos blocos, que acontece na Rua Ferreira Bandeira.

Nesse local o asfaltamento no chão é total, evitando assim o desnível que incomoda os foliões e os trios elétricos, a fiação é horizontal, o que elimina os perigos de acidentes, e a iluminação é de última geração, possibilitando uma grande economia de energia.

“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado.

“O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período.

Leia reportagem completa no IG-Tribuna da Bahia

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 21 Janeiro, 2013 at 17:43 #

“Ser feliz é para quem tem coragem”. Sobe essa, Vitor! Que beleza!


vitor on 21 Janeiro, 2013 at 18:01 #

Rosane

Essa o Bahia já subiu desde a morte de dona Canô. Foi a frase do dia e permaneceu quase uma semana no alto da página principal do BP

Bela e verdadeira frase. Sempre

Vitor Hugo


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos