jan
18

====================================================

DEU NO IG

O ator Walmor Chagas foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (18), na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo. O corpo do ator foi achado por funcionários de seu hotel fazenda, localizado no bairro das Pedrinhas, informou a polícia.

O corpo de Walmor Chagas tinha marca de um tiro no peito. A polícia enviada ao local trabalha com a hipótese de suicídio.

O corpo foi encontrado na tarde desta sexta pelo caseiro José Arteiro, que trabalha no hotel fazenda. Em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Bandeirantes, Arteiro disse que o ator estava sentado com uma arma em seu colo.

O caseiro afirmou ainda que Walmor Chagas aparentava estar tranquilo nos últimos dias.

Memória

Walmor de Souza Chagas nasceu em Porto Alegre em 28 de agosto de 1930. Na adolescência, mudou-se para São Paulo, onde cursou filosofia na USP, mas acabou enveredando para as artes cênicas. Sua estreia nos palcos ocorreu em 1948, no espetáculo “Antígone”, de Jean Anouilh. Depois atutou em “Volpone”, “Longa Viagem Noite Adentro” e “Esperando Godot”.

Na televisão, interpretou personagens marcantes, como Oliva em “Vereda Tropical” (1984), Padre Olavo em “O Pagador de Promessas” (1988), Afonso da Maia em “Os Maias” (2001) e o Dr. Dante Salvatore em “A Favorita” (2008). Seu último trabalho na TV foi como a Chefia Oculta na novela “Os Mutantes” (2009).

Walmor também participou de filmes importantes, como “São Paulo S/A” (1965), de Luís Sérgio Person, “Beto Rockfeller” (1970), de Olivier Perroy, “Xica da Silva” (1976), de Carlos Diegues, e “Memórias Póstumas” (2001), de André Klotzel.

A despedida de Walmor Chagas nas telas aconteceu em “A Coleção Invisível” , de Bernard Attal, no qual interpreta um fazendeiro de cacau procurado pelo protagonista, papel de Vladimir Brichta.

Walmor Chagas é viúvo da atriz Cacilda Becker, com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas. O ator será homenageado na edição deste ano do Prêmio Shell de Teatro.

A Rede Record emitiu comunicado no início da noite desta sexta:

“A direção da Rede Record recebeu com pesar a notícia do falecimento do ator Walmor Chagas, que interpretou o personagem Sócrates na novela ‘Caminhos do Coração’, em 2007, e ‘Promessas de Amor’, em 2009. O seu talento e a qualidade de sua interpretação contribuíram para o sucesso desta novela na Record e da teledramaturgia brasileira. Externamos nossa solidariedade à família e aos amigos de Walmor Chagas”.

Leia mais sobre Walmor Chagas no IG ( www.ig.com.br)

Be Sociable, Share!

Comentários

regina on 18 Janeiro, 2013 at 23:17 #

Walmor Chagas no palco com Clara, sua filha com Cacilda Becker, ela canta e ele declama em Lua e Conhaque, aqui um poema desse ato num momento de reflexão:

Poema de sete faces

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.

Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus,
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.

Carlos Drummond de Andrade

Valeu, Walmor… descanse em paz!!!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos