jan
17
Postado em 17-01-2013
Arquivado em (Artigos) por vitor em 17-01-2013 12:37


Eliana em foto de Nelson Barros Neto/Folha

=======================================


DEU NA FOLHA

A ex-corregedora de Justiça Eliana Calmon assume nesta quinta-feira (17) como presidente em exercício do STJ (Superior Tribunal de Justiça) até o fim do recesso do Judiciário no final de janeiro.

A ministra será a primeira mulher a ocupar a presidência da Corte, mesmo que temporariamente. Calmon é vice-presidente interina do tribunal e substitui o titular do cargo, o ministro Gilson Dipp, que está em licença médica.

No ano passado, quando era corregedora, Calmon se tornou bastante popular por protagonizar diversos embates com as entidades representativas dos juízes e por suas investigações contra magistrados.

Segundo o STJ, a presidente em exercício responderá por pedidos que demandem decisões urgentes nos processos, quer já estejam em trâmite ou sejam iniciados no período.

Em seu período de interina, ela acumula a Presidência e a vice-presidência do Tribunal e a diretoria-geral da Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados). Calmon é originária da magistratura federal na Bahia e chegou ao STJ em 1999, tornando-se sua primeira ministra.

No Supremo Tribunal Federal, esse revezamento também foi feito. Na segunda-feira (14), o ministro Ricardo Lewandowski assumiu a presidência no lugar de Joaquim Barbosa, que vai aproveitar o final de janeiro para viajar de férias.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos