Vice-prefeita vestida de “baiana” entre ACM Neto
e Nilo: atraçção

==================================================

Após o Culto Ecumênico realizado em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, uma queima de fogos iniciou a caminhada dos fiéis em direção à Colina Sagrada. Dezenas de baianas puxam o cortejo de baianos, turistas e autoridades até a Igreja do Bonfim, que será animada por 34 entidades culturais, entre bandas de sopro, afoxés, grupos de samba e percussão, além dos 1.500 integrantes do Bloco Afoxé Filhos de Ghandy, formando um imenso tapete branco pela Cidade Baixa.

O culto reuniu milhares de fiéis que desde o início da manhã desta quinta-feira, 17, aguardavam em frente à Conceição da Praia, no Comércio. Participaram da cerimônia representantes de diferentes religiões, entre católicos, evangélicos, mulçumanos, espíritas e do canbdomblé, além políticos e autoridades locais, como o governador em exercício, Otto Alencar, do chefe da Casa Civil, Rui Costa, da senadora Lídice da Mata e do prefeito de Salvador, ACM Neto. “Esta é uma das festas mais importantes da nossa cidade, que faz parte do calendário de festas e da cultura da Bahia”, ressaltou o prefeito.

Após a abertura feita pelo Coral de São Francisco, os fiéis assistiram aos pronunciamentos do padre Valson Santos Sandes, vigário da Basílica da Conceição da Praia; Ida Meireles, coordenadora da Organização Brahma Kumaris para a região Nordeste; Marcelo Mariano Cadidé, representante da Federação Espírita da Bahia; Tata Anselmo Santos, sacerdote do terreiro Mokambo; e do pastor Charleston Soares, da Igreja Batista Avivamento Profético.

=================================================

A tradicional Lavagem do Bonfim reúne baianos e turistas desde cedo na Cidade Baixa, em Salvador, nesta quinta-feira (17). Houve primeiro o ato ecumênico na Igreja da Conceição da Praia, que contou com a presença do vice-governador Otto Alencar, do prefeito ACM Neto, da vice-prefeita Célia Sacramento (que veio vestida de baiana), do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara, dentre outras personalidades. A missa durou cerca de meia hora e atrasou um pouco para a chegada do prefeito. Em seguida, todos saíram no cortejo em direção à Igreja do Bonfim.

Diferente do ano passado, marco pela disputa eleitoral, neste ano, a festa registrou menos presença de público. Quem compareceu, encontrou ruas tranquilas e houve pouca confusão.

====================================================

Pela primeira vez, o governador Jaques Wagner não esteve presente na festa. No entanto, a primeira dama, Fátima Mendonça, veio e chegou junto com a senadora Lídice da Mata. “Sou a representação feminina do governador”, disse Fátima na Rádio Metrópole.

À frente da multidão puxaram o cortejo as cerca de 1.500 baianas, integrantes do Bloco Afoxé Filhos de Ghandy e políticos governistas. O cortejo chega por volta do meio-dia, quando acontece a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim.

Neste ano, presença dos jegues na festa foi liberada, segundo informações do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nesta quarta-feira (16). A decisão positiva do pleno do Tribunal foi dada em agosto do ano passado com base na questão cultural. “Está decidido pela corte baiana que, por questões de ordem cultural, não há proibição judicial da participação de jegues ou cavalos nos desfiles como Lavagem do Bonfim ou Dois de Julho”, dizia a nota.

Apesar da ausência do governador, que viajou para a China, os professores estaduais, que entraram em greve por mais de 100 dias no ano passado, prometem realizar um protesto durante o cortejo.

Elevador Lacerda

Mesmo com a promessa da administração municipal de que duas cabines do Elevador Lacerda estariam funcionando gratuitamente nesta quinta, devido a problemas com o gerador, vindo do Rio de Janeiro, apenas uma cabine funciona. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, falou à Rádio Metrópole que vias alternativas devem ser utilizadas.

(Com informações dos portais A Tarde e Metro1)

Be Sociable, Share!

Comentários

Tiago Monteiro on 17 Janeiro, 2013 at 20:11 #

Adorei a inovação da Vice-prefeita. Mostrou que está em sintonia com a cidade e sua cultura.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos