Chapada: Em cinco dias incendio duplicou de tamanho

=============================================

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Nelson Barros Neto

DE SALVADOR

Um incêndio que já dura cinco dias na região das serras da Bahia dobrou de tamanho na madrugada desta sexta-feira (11) e fez o governo do Estado pedir ajuda federal.

As chamas se alastraram pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, famoso pelo turismo ecológico, na parte central baiana. Ameaça ainda municípios como Lençóis, o mais badalado da região, e pontos de visitação como a cachoeira da Fumaça e o morro do Pai Inácio.

A área afetada, que estava em cerca de 500 hectares, chegou a 1.050 hectares após mapeamento com imagens de satélite. O número equivale a seis parques do Ibirapuera, em São Paulo.

O parque nacional, que tem 152 mil hectares e é mais um lugar a sofrer com a seca no Nordeste, já havia passado por outro incêndio em novembro do ano passado. Constantes queimadas na região contribuem para o risco.
Incêndio ameaça parque nacional na Chapada Diamantina (BA)
Ver em tamanho maior »

O Instituto Chico Mendes, autarquia federal responsável pelo parque, diz que a situação é difícil de ser controlada. O órgão afirma que já contratou 45 brigadistas e está deslocando outros 16 de Brasília para combater o fogo.

Enquanto o Ibama vai levar um helicóptero que estava na Amazônia, o governo da Bahia promete duas aeronaves “air tractor” (com condição de jogar água sobre o local), além de equipamentos, veículos e R$ 20 mil para compra de água e alimentação para os brigadistas.

VOLUNTÁRIOS

Até então, as tentativas de conter os focos vinha sendo feitas por bombeiros e brigadas voluntárias como a do vale do Capão, encravado no município de Palmeiras.

“Estamos subindo a serra às 18 horas e voltando ao meio-dia seguinte, em condições complicadas de trabalho”, diz Adelson Marques, um dos brigadistas.

“Já tivemos uma perda monstruosa para biodiversidade, em nascentes de rios e na mata ciliar”, diz Aila Teperhans, que também atua como voluntária.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos