“Apophis”: pedregulho a caminho da órbita da Terra

======================================

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DE PORTUGAL, QUE TEVE O POETA FERNANDO PESSOA EM SEUS QUADROS DE COLABORADORES

O ano de 2013 é uma raridade para os astrônomos, que vão poder admirar dois asteroides e dois cometas, alguns dos quais numa órbita tão perto da Terra que serão visíveis até pelos amadores.

A partir da próxima semana, é o asteroide “99942 Apophis” – assim batizado em homenagem ao deus egípcio do mal e da escuridão – que visitará a Terra.

Esta rocha cósmica, com cerca de 270 metros de diâmetro, merece o seu nome já que tem uma massa capaz de liberar tanta energia quanto 25 mil bombas de Hiroshima, caso atingisse a Terra.

Em 2004, quando foi avistado pela primeira vez, o “Apophis” causou suores frios aos especialistas que vigiam o céu à procura das ameaças que podem surgir das profundezas do espaço. Cálculos preliminares indicaram existir uma probabilidade de 2,7% de atingir a Terra em 2029.

O risco de uma catástrofe foi depois descartado por cálculos mais precisos, mas “ainda há um pequeno risco de impacto” a 13 de abril de 2036, com uma probabilidade de menos de um para 250 mil, segundo a NASA.

Os radares da NASA estão, portanto, direcionados sobre o “Apophis”, que passará, a 9 de janeiro, a cerca de 14,5 milhões de quilómetros da terra.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos