dez
26
Postado em 26-12-2012
Arquivado em (Artigos) por vitor em 26-12-2012 10:37


Filhos reunidos em volta do caixão de Dona Canô
Foto:Lilian Marques (G1)

============================================

DEU NO CORREIO DA BAHIA (G1)

Uma missa de corpo presente marca a manhã de homenagens a Dona Canô em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Por volta das 8h20 (horário local), esta quarta-feira, 26, o corpo saiu do Memorial Caetano Veloso, no centro da cidade, onde foi velado, e seguiu em cortejo para a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, de quem a matriarca era devota. Maria Bethânia seguiu ajudando a carregar o caixão da mãe, que foi coberto por uma bandeira de Santo Amaro. Na igreja, amigos e parentes participam da cerimônia religiosa.

Além da família, estiveram presentes a cantora Margareth Menezes, acompanhada do marido, o presidente da Rede Bahia, ACM Junior, e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM).

A missa foi celebrada por Dom Giovani, bispo auxiliar de Salvador, e por monsenhor Valter Pinto, pároco da Igreja da Matriz.

O Coral Miguel Lima, do qual Dona Canô já fez parte em Santo Amaro, apresentou-se durante a cerimônia.

O corpo de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, será enterrado nesta manhã, após a missa, no cemitério de Santo Amaro.

A matriarca, de 105 anos, morreu na manhã de terça-feira (25), em casa, na companhia dos filhos após passar a noite de Natal com eles. Caetano e Bethânia acompanharam o velório da mãe, que começou na residência da família com acesso restrito aos mais próximos. Depois, outros amigos e admiradores tiveram acesso à cerimônia realizada no Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, no centro da cidade, onde o velório se estende até a manhã desta quarta-feira.

O corpo de Dona Canô saiu da casa da família no final da tarde de terça-feira em um cortejo até o Memorial marcado pela emoção e muitos aplausos. Caetano de Bethânia não falaram com a imprensa sobre a morte da mãe.

Despedida

Mãe Carmen, do Terreiro do Gantois, em Salvador, esteve na casa da matriarca, na tarde de terça-feira. Ela deixou o local por volta das 18h, amparada por Clara, filha mais velha de Dona Canô, e por Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano.

“Estou com o coração destroçado. Olorum está guardando um lugar para ela no céu”, disse a ialorixá.

Caetano e Paula chegaram à casa da família Veloso no fim da tarde e entraram pelos fundos, onde não havia imprensa.

“Fica a lição de amor, de guerreira, uma mãe exemplar. Fica a saudade e a certeza que ela está em um lugar bom. Isso também nos dá um conforto. Bacana ter sido em um dia de Natal, isso é lindo”, disse o filho Rodrigo. Segundo ele, na segunda-feira (24), os médicos avisaram que os batimentos cardíacos dela estavam fracos.

Luto

O governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, chegou na tarde de terça em Santo Amaro da Purificação. Ele foi para a casa da família Veloso para se despedir de Dona Canô e prestar homenagens à família.

“Vim externar os sentimentos de todos os baianos e acredito que de todos os brasileiros. Ela se transformou em uma grande figura, não só pelos filhos importantes na música brasileira, mas pela fé e inspiração dela. Ela tinha personalidade própria, não era só a mãe de Caetano e Bethânia, era Dona Canô. Nesse corpo tinha uma imensidão de carinho e alegria. É uma figura que deixa exemplo de paz, do bem, que tinha sua fé, mas sabia conviver com as diferenças. Decretei luto oficial de três dias. Vou estudar com a família a mehor forma de fazer uma homenagem a ela”, disse Jaques Wagner.

O prefeito de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado, também decretou luto oficial de três dias pela morte da matriarca da família Veloso. “Ela era sinônimo de alegria e festividade. Uma pessoa iluminada que sem sobra de dúvidas deixará uma grande lacuna no coração dos santoamarenses, baianos e brasileiros”, afirmou o prefeito.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2012
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31