================================================
DEU NO CORREIO DA BAHIA
Da Redação
Dona Canô teve alta nesta sexta-feira (21), apesar de ter sofrido uma pequena alteração no sistema respiratório na noite desta quinta-feira (20), segundo informações da assessoria de comunicação do Hospital São Rafael.
Segundo nota divulgada pelo hospital, Dona Canô atingiu um estágio de estabilidade minimamente satisfatório para garantir a saÃda do hospital para uma assistência domiciliar com cuidados avançados.
A decisão, ainda segundo o hospital, foi tomada de modo consciente pela famÃlia para possibilitar o desejo de D. Canô de passar esse momento de sua vida em um ambiente familiar.
Canô, que tem 105 anos, é mãe seis filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia e todos eles estavam em Salvador para acompanhar o estado de saúde dela.
Em sua conta no Twitter, Caetano divulgou a informação de que a matriarca da famÃlia Veloso estava fora do hospital e chegando em sua cidade, Santo Amaro, a 72 quilômetros de Salvador, para ficar recebendo atendimento médico em casa.
Uma outra filha da matriarca, Mabel Veloso, acrescentou por telefone a informação de que a mãe retornou para Santo Amaro em uma ambulância e que a famÃlia está muito feliz por causa da alta médica e por poder levá-la de volta para a cidade em que vive.
Dona Canô terá à sua disposição, em casa, uma equipe multidisciplinar de saúde formada por profissionais de diversas áreas: assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e psicólogos. O atendimento será feito através de visitas perÃodicas, orientações e avaliações.
Ela foi internada no último sábado (15) por causa de uma isquemia cerebral transitória, um déficit neurológico causado geralmente pela diminuição do fluxo sanguÃneo até a região do cérebro. Outra causa é a presença de coágulos nos vasos sanguÃneos, prejudicando a circulação no sangue e o tráfego de oxigênio.